CONTABILIDADE DE CUSTOS
Casos: CONTABILIDADE DE CUSTOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lobinhoantonio • 18/10/2013 • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 503 Visualizações
FUNESO- FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA
FAEXPE- FACULDADE EXTENSIVA DE PERNAMBUCO
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
CADEIRA: CONTABILIDADE DE CUSTOS
PROF. HILANA SANTANA
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
JEFERSON ANTÔNIO RODRIGUES CARNEIRO
TACARATU-PE
2013
Introdução
A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.
A contabilidade de custos coleta classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidade produzida, horas trabalhada, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.
A importância da contabilidade de custos
O mundo empresarial está cada dia mais concorrido, as empresas estão buscando novas ferramentas gerenciais e de controle para melhorar o funcionamento de suas atividades e a qualidade de seus produtos e serviços oferecidos. Dessa forma passam a utilizar a contabilidade de custo como peça essencial e fundamental para desenvolver, todas as técnicas de controle, principalmente sobre os custos.
O grande segredo da eficiência e da eficácia de uma empresa está ligado diretamente a analise do custo do produto ou do serviço prestado e verificação do lucro que irá obter aquela que utiliza a contabilidade de custo, terá mais chance de crescer e obter um sucesso nos negócios, além de obter informações úteis ao processo decisório.
Os custos são medidas monetárias dos sacrifícios despendidos para se atingir um objetivo, sendo assim a coleta destes é de suma importância para os processos de decisão e planejamento da empresa.
A contabilidade de custos é o ramo da Contabilidade que se tem como finalidade produzir informações, úteis para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões. Ela coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetário como físicos.
E tão importante quanto saber determinar os custos dos produtos fabricados ou dos serviços prestados, é aperfeiçoar esses custos, estudando técnicas que proporcionem a redução dos custos sem reduzir a qualidade. Sendo essa análise, um desafio para a contabilidade de custos.
Assim a contabilidade de custo, com o passar do tempo vai se firmando e ganhando novos adeptos de um sistema de controle e de qualidade mais eficiente e eficaz fazendo com que o tempo seja um grande aliado na formação de relatórios que venham registrar todas as mutações sofridas dentro de um patrimônio e de seus impactos dentro de um mercado tão competitivo. Trazendo como bagagem a exatidão das informações coletadas, para justamente contribuir no processo de tomada de decisão e contribuir para o. Crescimento e desenvolvimento interno e externo de uma empresa
A forma mais fácil de analisar se uma empresa esta sendo bem dirigida e gerando lucros é a através da DRE (demonstração de resultados de exercício), que resulta na seguinte ordem: receita liquida (-) CPV (custo por produto vendido) (=) lucro bruto (-) despesas (=) lucro liquido/prejuízo.
Neste esquema:
Receita Líquida de Vendas
(-) Custo dos Produtos Vendidos (CPV)
(=) Lucro Bruto
(-) Despesas Operacionais
(=) Lucro Líquido/prejuízo.
A contabilidade de custo tem como terminologia bem simples e de fácil entendimento que consiste no seguinte:
a) Gastos- onde se faz necessário uma determinada perda para obtenção de resultados;
b) Investimento- quando há um retorno financeiro, visando lucros futuros;
c) Custo- quando estiver ligado ao produto a determinada compra para matéria prima e gastos que resulte em retorno posterior bem parecido com investimento;
d) Dispesas- quando não estiver ligado ao produto
...