CONTABILIDADE DE CUSTOS
Casos: CONTABILIDADE DE CUSTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leilarscontabeis • 4/11/2013 • 1.116 Palavras (5 Páginas) • 316 Visualizações
A contabilidade de custos correspondente à especialidade da contabilidade que trata da gestão econômica de custos, ou seja, que mede, registra e relata informações sobre os custos facilitando o auxilio do controle dos custos e a tomada da decisão.
O conhecimento sobre o custo é essencial para saber se determinado produto é rentável ou não, e se é possível diminuir ou minimizar seus custos. O preço de venda é um fator que deve ser determinado com base no custo evitando que a empresa tenha problemas econômicos, pois, nenhuma empresa, independentemente do seu porte, sobreviverá por muito tempo se praticar preços de venda baixo de seus custos.
Alguns conceitos básicos são necessários para o melhor entendimento dos custos, tais terminologias são:
Gastos: Sacrifício que empresa arca para obtenção de um bem ou serviço, representado por entrega ou promessa de entrega de ativo (normalmente valores monetários).
Exemplos: Gastos com mão de obra, gastos com aquisição de mercadorias para revenda, gastos com aquisição de máquinas e equipamentos.
Desembolsos, Pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Pode ocorrer junto com gasto (à vista) ou depois deste (a prazo).
Os Gastos podem ser classificados em: Custos ou despesas:
• Custos - Gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Exemplos: Salário do pessoal da produção, Matéria-prima utilizada no processo produtivo, Combustíveis e lubrificantes usados nas máquinas de fabricação, Depreciação dos equipamentos da fábrica, gastos com manutenção das máquinas da fábrica.
• Despesas - Gasto com bens ou serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas. Existe uma semelhança entre custos e despesas mais a diferença é que todos os gastos realizados com o produto até que esteja pronto são custo, a partir daí são despesas. Exemplos: Salários e encargos sociais do pessoal de vendas, energia elétrica do escritório, gastos com, combustíveis e refeições do pessoal de vendas, telefone do escritório, os encargos financeiros independente de ter sido incorrido de insumos da produção também são despesas.
• Perdas - É um gasto não intencional decorrente de fatores externos ou da atividade produtiva normal da empresa.
As distinções mais importantes entre custo e despesa é que se um gasto é considerado despesa, ele afeta diretamente o resultado do exercício. Se ele é considerado custo, só afetará o resultado da parcela do gasto que corresponder aos produtos vendidos. A parcela correspondente aos produtos em estoque ficará ativada.
Através da identificação de medidas que determinam um parâmetro para poder calcular os produtos temos os custos diretos e indiretos.
• Custos Diretos – São aqueles que podemos identificar como pertencendo a este ou aquele produto, pois há como mesurar quanto pertence a cada um, de forma objetiva e direta. É o caso das matérias-primas, das embalagens, dos componentes de mão-de-obra direta. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Os custos diretos não necessitam de rateios para ser atribuído ao objeto custeado.
• Custos Indiretos de fabricação, também chamados de custos gerais de fabricação – São aqueles incorridos dentro do processo de produção, mas, que, para serem apropriados aos produtos, obrigam ao uso de rateios. Com base nesses rateios, estimamos o quanto cabe a cada produto do custo de manutenção, de depreciação, do custo do pessoal que não trabalha diretamente atribuível a produtos específicos, do aluguel, dos matérias indiretos consumidos na fabrica e todos os demais custos.
A diferença entre custos diretos e indiretos e que os custos diretos são aqueles que são facilmente atribuíveis a um determinado bem ou serviço. Já os custos indiretos são aqueles custos que beneficiam toda a produção de um bem ou serviço.
Os custos podem ser classificados de diversas maneiras, de acordo com sua finalidade. Quanto ao volume de produção os custos são classificados em fixos e variáveis.
• Custos Variáveis – São os custos que variam proporcionalmente á intensidade ou a natureza da produção. (Exemplo: O material direto e a mão-de-obra direta).
• Custos fixos – são os que não variam
...