CONTABILIDADE GERENCIAL
Trabalho Escolar: CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: laismanieri • 25/9/2013 • 4.758 Palavras (20 Páginas) • 352 Visualizações
Introdução
Diante do exposto, mostraremos que existem dois pontos referenciais na análise do processo de criação de valor:
I - O Conceito de Valor Agregado, decorrente da Teoria Econômica, que é expresso pelo valor de mercado do produto final entregue aos clientes, menos o valor dos insumos adquiridos de terceiros, também a preços de mercado, ou seja, o conceito de Valor Adicionado adotado pela Ciência Contábil.
II - O Custo de Oportunidade de Capital dos Acionistas, que entende como criação de valor o lucro empresarial que excede ao custo de oportunidade do capital sobre o valor dos investimentos no negócio.
A Contabilidade Gerencial e a atividade de Controladoria deve-se inserir entre esses dois pontos referenciais. Portanto, os conceitos de atividades que adicionam ou não valor também se circunscrevem dentro desses mesmos pontos referenciais e, desta maneira, é ilusão entender que uma atividade interna pode agregar valor de forma isolada, já que é limitada pelo valor do bem ou serviço produzido pela empresa.
Nestes pontos referenciais, a Controladoria, no exercício da função contábil gerencial, pode monitorar adequadamente o processo de geração de valor dentro da empresa, através da:
• Adoção dos conceitos adequados de mensuração do lucro empresarial, que no entendimento desse autor, são derivados do conceito de lucro econômico;
• Apoio às atividades operacionais no processo de geração de valor, através do sistema de informação contábil gerencial.
Os fundamentos do lucro econômico são:
I - O Resultado da Empresa é obtido pela diferença entre Patrimônios Líquidos, Final menos inicial, excluídos os aumentos e reduções de capital durante o período.
II - Ativos avaliados pelo Valor Presente do Fluxo Futuro de Benefícios, e conseqüentemente, incorporação do conceito de Good will.
III - Adoção do Custo de Oportunidade de Capital para mensuração do resultado dos produtos, atividades, divisões e da empresa.
IV - Adoção do Custo de Oportunidade para o processo de distribuição de dividendos e manutenção do capital da empresa.
Nesse sentido, todas as estruturas organizacionais da empresa trabalharão de forma congruente junto aos acionistas, objetivo maior da entidade e da continuidade do empreendimento.
A Controladoria é uma área de apoio dentre as empresas e não tem responsabilidade pelo processo operacional de geração de lucro, salvo os decorrentes de sua própria atuação, pois não é um órgão de linha.
Assim, não se vê como é possível imaginar que a Contabilidade Gerencial e a Controladoria consigam gerar valor dentro da empresa. A Controladoria, através do sistema contábil gerencial, que incorpora os conceitos de lucro econômico, dá as condições à empresa de avaliar todo o processo de geração ou criação de valor ( geração de lucro para os acionistas).
Outros sim, considerando que para exercer as funções da Controladoria são necessários recursos, que custam para a empresa (esta função, como todos recursos internado, deve ser sempre avaliada à luz dos benefícios gerados). Desta maneira, cabe ao controlador e à empresa avaliarem o exercício da função de controladoria na relação custo versus benefício da produção de informação, como qualquer sistema informacional existente dentro da empresa.
QUESTÕES
A) Qual o objetivo precípuo da Contabilidade Gerencial?
Auxiliar a gerência na tomada de decisões é o objetivo precípuo da contabilidade gerencial, a identificação dos fatos contábeis e sua quantificação para estabelecer as diretrizes a serem adotadas pelos administradores devem acompanhar passo a passo o cotidiano empresarial. Neste particular compete ao contador gerencial evidenciar aquilo que é relevante ou irrelevante para ser objeto de análise, aliás, a simples aglomeração de dados é algo extremamente simples de se obter através dos atuais sistemas de informações computacionais, a relevância da contabilidade gerencial reside na identificação daquilo que realmente vai fazer a diferença na decisão de fabricar um bem ou adquirir de terceiros, deixar de produzir uma linha de produtos, terceirizar, enfim, cabe ao contador atuar para subsidiar o modelo para a decisão entre diferentes linhas de ação.
A decisão do administrador deve levar em consideração a informação pretérita, a informação pretérita atualizada, a informação presente e análise de conjuntura para as possibilidades quanto ao futuro. As circunstâncias históricas do passado e presente estão associadas à predição do futuro e o contador gerencial sempre deve apresentar a relatividade dos números, identificando o período anterior, o período atual e os parâmetros a serem alcançados conforme Oliveira (1990, p. 48).
A Contabilidade Gerencial abrange de forma seletiva todos os segmentos hierárquicos existentes numa empresa. A seletividade fornece um padrão de agregação diferenciado de informações específicas para atendimento da demanda de determinada clientela.
B) Quais os três macros - conjuntos de Informações? Explique-os.
Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34), existem três macro conjuntos de informações; o primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábil global. Um segundo conjunto de informações, objetiva suprir à demanda da média administração, neste grupamento as informações é pouco mais detalhado que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a desempenho de unidades, divisões, departamentos denominados de gerenciamento contábil setorial.
Por último temos o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas às atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.
C) Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos
...