CONTABILIDADE GERENCIAL
Monografias: CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: franbeuter • 2/4/2014 • 2.991 Palavras (12 Páginas) • 347 Visualizações
1. DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
1.1. Sistema
Segundo Clóvis Luis Padoveze,
“Sistema é um complexo de elementos em interação. É um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. O funcionamento de um sistema configura-se a um processamento de recursos (entradas do sistema), obtendo-se, com esse processamento, as saídas ou produtos do sistema (entradas, processamentos, saídas)”.
Os sistemas classificam-se em:
a) sistemas abertos: caracterizam-se pela interação com o ambiente externo, suas entidades e variáveis;
b) sistemas fechados: não interagem com o ambiente externo.
Os elementos básicos que compõem um sistema são: objetivos, ambiente ou processamento, recursos ou as entradas, componentes, saídas, administração ou controle e avaliação.
1.2. Sistema de Informação
Segundo Clóvis Luis Padoveze,
“È um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma seqüência lógica para processamento dos dados e tradução em informações, para com seu produto, permitir às organizações o cumprimento de seus objetivos principais”.
Os sistemas de informação classificam-se em:
a) sistemas de informação de apoio às operações: o objetivo é auxiliar os departamentos e atividades a executarem suas funções operacionais (compras, estoques, produção, vendas, faturamento, recebimentos, pagamentos, qualidade, manutenção, planejamento, controle da produção, etc);
b) sistemas de informação de apoio à gestão: preocupam-se basicamente com as informações necessárias para a gestão econômico-financeira da empresa. Tem como base de apoio informacional as informações de processos e quantitativas geradas pelos sistemas operacionais. (ex.: contábil, controladoria, finanças).
Relativamente a esse sistema de informação de apoio à gestão, existem sistemas específicos para auxílio direto às decisões gerenciais, tais como:
- DSS: Sistemas de Suporte à Decisão (Decision Support Systems);
- EIS: Sistemas de Informações executivas (Executive Information Systems)
Tem como foco flexibilizar informações não estruturadas para tomada de decisão.
1. Sistema integrado de gestão empresarial: tem como objetivo fundamental consolidar e aglutinar todas as informações necessárias para a gestão do sistema empresa. Unem e integram todos os subsistemas componentes dos sistemas operacionais e dos sistemas de apoio à gestão, através de recursos da tecnologia de informação, que perpassam todos os departamentos e funções (visão horizontal e de processo, contrária à visão tradicional verticalizada da hierarquia funcional das empresas).
2. Sistema de informação contábil: A CVM e o IBRACON definem a contabilidade da seguinte forma:
“A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. Os objetivos da contabilidade, pois, devem ser aderentes, de alguma forma explícita ou implícita, àquilo que o usuário considera como elementos importantes para o seu processo decisório.”
2. ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL GERENCIAL
A informação contábil precisa atender primariamente a dois pressupostos básicos, para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa: necessidade da informação e planejamento e controle.
2.1. Necessidade da Informação
A informação deve ser desejada, para ser necessária. Para ser necessária, deve ser útil. É determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores, para atender aos usuários e consumidores e não para atender aos contadores.
O contador gerencial deve fazer um estudo básico das necessidades de informações a partir das decisões-chave que serão tomadas baseadas no sistema de informação contábil gerencial.
Necessidade da informação, aliada ao respaldo ao contador e a seu sistema, é o elemento vital para o sucesso de um sistema de informação contábil.
Caso esses conceitos de utilidade e necessidade da informação contábil não estejam imediatamente presentes no ambiente da cúpula administrativa da entidade, é tarefa do contador fazer nascer e crescer essa mentalidade gerencial. Para isso, é necessário apenas o conhecimento profundo da Ciência Contábil e de seu papel informativo-gerencial.
2.2. Planejamento e Controle
O sistema de informação gerencial exige planejamento para produção dos relatórios, para atender plenamente aos usuários. É necessário saber o conhecimento contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes para os diferentes níveis de usuários.
Dessa forma, será possível efetuar o controle posterior. Só poderá ser controlado aquilo que é aceito e entendido.
Além disso, se o sistema de informações gerenciais (SIG) não for atualizado periodicamente, poderá ficar numa situação de descrédito perante seus usuários.
O sistema de Informação Contábil deve produzir informações que possam atender aos seguintes aspectos:
I - Níveis empresariais
a) estratégico;
b) tático;
c) operacional.
II - Ciclo administrativo
a) planejamento;
b) execução;
c) controle.
III - Nível de estruturação da informação
a) estruturada;
b) semi-estruturada;
c) não estruturada.
3. FUNDAMENTOS DE
...