CONTABILIDADE GERENCIAL
Artigos Científicos: CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thais.pfeifer • 1/6/2014 • 7.250 Palavras (29 Páginas) • 280 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 4
ETAPA 1 .................................................................................................................... 5
ETAPA 2 .................................................................................................................... 8
ETAPA 3 .................................................................................................................... 22
ETAPA 4 .................................................................................................................... 25
CONCLUSÃO............................................................................................................ 26
REFERÊNCIA BIBLIOTECAS............................................................................ 27
INTRODUÇÃO
Muito se discute o papel do Contador Gerencial, sendo inclusive objeto de estudos e debates por parte dos profissionais da área contábil, mas no que se refere ao auditor interno (contábil) o que pode ser observado é que essas discussões são feitas em menor escala. Dessa forma, procurou-se levantar esta questão, chamando a atenção dos profissionais desta área para o fato de que se faz necessária uma mudança de perfil, vista que, toda organização precisa de um profissional competente e comprometido para atender suas necessidades de tomadas de decisões, diante de um mercado acirrado e globalizado.
Em ambientes competitivos vividos pelas empresas, os custos se tornaram alvo de constante planejamento e controle, não podendo mais serem vistos apenas como consequência de fatos passados. O enfoque deve ser dado o presente para que se projete o futuro.
Torna-se então bastante pertinente o estudo da Auditoria de Custos e da Contabilidade Gerencial numa visão conjunta. Assim, o tema proposto nesta pesquisa busca suscitar reflexões sobre a existência de uma ligação entre os dois assuntos.
Devido ao fato deste artigo envolver as áreas de Custos e Contabilidade Gerencial, é necessário ressaltar, mais uma vez que foram realizadas pesquisas em várias obras referentes a estes temas.
ETAPA 1
Qual o objetivo principal da Contabilidade Gerencial
O principal objetivo é primeiro produzir informações qualificadas, fazendo uma seleção dentro do mar de números, a fim auxiliar no processo de tomada de decisões. O enfoque da Contabilidade Gerencial deve estar no futuro, é pensando nele que as informações devem ser analisadas e filtradas.
Quais os três Macroconjuntos de Informações? Explicá-los.
Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34), as três macro conjuntos de informações são:
* Primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grande agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábil global.
* Segundo conjunto de informações, objetiva suprir a demanda da média administração, neste grupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominado de gerenciamento contábil setorial.
* Terceiro conjunto e por último temos o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.
Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais
Os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam:
* Controle Operacional – Fornece Informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.
* Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.
* Controle administrativo – Fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.
* Controle estratégico – Fornece informação sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovação tecnológicas.
Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial
Segundo Padoveze (2000, p.31) e Atkinson et al. (2000, p.38), existem algumas características que diferenciam os métodos das duas contabilidades.
A contabilidade financeira fornece informações objetivas, precisas e direcionadas por regras e princípios fundamentais da contabilidade e autoridades governamentais, em contraste com a gerencial que não é regulamentada, onde as informações sofrem apenas as restrições determinadas pela administração, sendo subjetivas e menos precisas.
Enquanto a Financeira fornece informações para mensuração financeira, estruturadas na Ciência Contábil, a Contabilidade Gerencial utiliza outras disciplinas na áreas de economia, finanças, administração de forma integrada, utilizando a informação contábil como instrumento gerencial da administração. Além do que, uma de suas características principais é a ênfase dos relatórios atuais orientados para o futuro, enquanto a contabilidade financeira, não é dada a mesma importância, apresentado uma orientação histórica e atrasada.
Enumerar dez funções do Contador Gerencial.
1. Garantir
...