CONTABILIDADE GERENCIAL
Trabalho Universitário: CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilika1979 • 27/9/2014 • 1.098 Palavras (5 Páginas) • 448 Visualizações
1- INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar da Contabilidade Gerencial, onde o mesmo é um segmento de ciência contábil onde se verifica os maiores esforços de pesquisas em todo o mundo. A Contabilidade Gerencial se caracteriza por ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, e por seu caráter integrativo dentro de um sistema de informação contábil.
2 – ETAPA 1 - CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
O ponto fundamental da contabilidade gerencial é o uso da informação contábil como ferramenta para a administração. È necessário que essa informação contábil seja desejável e útil para as pessoas responsáveis pela administração da entidade.
Diante desses pressupostos básicos para a informação contábil, podemos afirmar que para se fazer a contabilidade gerencial se faz necessário a construção de uma Sistema de Informação Contábil.
Conforme definição da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e o INBRACON (Instituto Brasileiro de Contadores),” a contabilidade é, objetivamente, um Sistema de Informação e Avaliação a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. Os objetivos da Contabilidade, pois, devem ser aderentes, de alguma forma explícita ou implícita, aquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório.”
Esta conceituação é importante para entendermos os objetivos e a abrangência do sistema de Informação Contábil Gerencial.
3-ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL GERENCIAL
A informação contábil precisa impreterivelmente atender dois pressupostos básicos:
- NECESSIDADE DA INFORMAÇÃO
A informação deve ser tratada como qualquer outro produto que esteja disponível para consumo. E para ser necessária, deve ser útil.
A necessidade da informação é determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores. Assim, a informação deve ser construída para atender a esses consumidores e não para atender aos contadores. O contador gerencial é aquele que sabe que a informação que faz parte de seu sistema foi elaborada para atender às necessidades de outros. O contador deve fazer um estudo básico das necessidades de informações a partir das decisões-chaves que serão tomadas baseadas no Sistema de Informação Contábil Gerencial.
Para que um sistema de informação contábil seja vivo dentro de uma empresa, é preciso o apoio da alta administração da companhia. Por conseguinte, a necessidade tem que ser sentida pela alta cúpula da empresa, fazendo com que, a partir daí, tenhamos tranquilidade para desenvolver e manter adequadamente sistema de informação, chamamos isso de “retaguarda”
A retaguarda é necessária porque um Sistema de Informação Contábil Gerencia é abrangente e deve atender a toda a empresa.
- PLANEJAMENTO E CONTROLE
O Sistema de Informação Gerencial exige planejamento para produção dos relatórios, para atender plenamente aos usuários. É necessário saber o conhecimento contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes para os diferentes níveis de usuários. Dessa forma, será possível efetuar o controle posterior. Só pode ser controlado aquilo que é aceito e entendido.
4- FUNDAMENTOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
São os três pontos fundamentais para que um sistema de informação contábil tenha validade dentro de uma entidade:
- OPERACIONALIDADE
As informações dever ser coletadas e armazenadas e processadas de forma operacional, isso significa que todos os que trabalham com a informação contábil devem saber e sentir que estão operando com dados reais, significativos, prático e objetivos; conseguidos, armazenados e processados de forma prática e objetiva. São característica básicas de operacionalidade:
*relatórios concisos; elaboração de acordo com as necessidades do usuário, coletados de informações objetivas e de imediato entendimento pelo usuário; que não permitam uma única dúvida sequer; apresentação visual e manipulação adequada.
-INTEGRAÇÃO E NAVEGABILIDADE DOS DADOS
Sabemos que comumente o sistema de informação da contabilidade financeira não é o mesmo do sistema de informação da contabilidade de custos, que não é o mesmo sistema de informação do sistema orçamentário, que por sua vez, também não é o mesmo do sistema do planejamento financeiro, e assim por diante. Dessa forma se faz necessário a integração de dados.
É considerado um sistema de
...