CONTABILIDADE INTERNACIONAL
Trabalho Universitário: CONTABILIDADE INTERNACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DEHELIO • 7/4/2014 • 805 Palavras (4 Páginas) • 388 Visualizações
CONTABILIDADE
INTERNACIONAL
Polyane Freitas da Silva Damaceno
RA: 3219529132
Denise Argenton Henrique Souza
RA: 1183384120
CONVERGÊNCIA DAS NORMAS DE CONTABILIDADE
HARMONIZAÇÃO DAS NORMAS CONTÁBEIS
A harmonização contábil pode ser conceituada como o processo de trazer os padrões contábeis internacionais, para algum tipo de acordo tal, que as demonstrações contábeis de diferentes países sejam preparadas, segundo um conjunto comum de princípios de mensuração e disclosure. A harmonização não objetiva chegar a normas uniformes, mas a obter equivalência e comparabilidade. Harmonização tem sido confundida erroneamente com completa Padronização. Você concorda ou discorda? Discorra sobre esse assunto.
Existem problemas contábeis oriundos da desarmonização? Quais?
Quais as razões, vantagens e desvantagens da harmonização contábil?
Decorrente da globalização da economia amplia-se as relações socioculturais para fins de competitividade global com a integração do desenvolvimento socioeconômico.
Através desses pontos, houve a necessidade por parte dos órgãos internacionais de harmonizar as normas contábeis, internacionalmente. A nova legislação harmoniza a contabilidade brasileira aos padrões internacionais de contabilidade, facilitando assim o investimento estrangeiro e a expansão das empresas no mundo de negócios.
Devemos tomar cuidado quanto a definição de harmonização e padronização contábil.
O processo de harmonização não pretende acabar com as regras e características de cada país, mas sim buscar uma melhor compreensão e análise dos relatórios contábeis. A padronização se difere da harmonização, essencialmente por sua finalidade. Enquanto a harmonização busca aproximar, a padronização busca uniformizar.
A padronização contábil será mais difícil de ser implantada, em razão de que seria obrigatório o uso de padrões contábeis iguais para todos os países, no qual nos dias de hoje podemos afirmar que isso seria algo quase impossível.
Com a falta da harmonização das práticas contábeis, problemas surgiram decorrentes da globalização econômica. Dificuldades na comunicação contábil entre as empresas e investidores têm sido um deles. Existem muitos conflitos de interesses. Pesquisadores e contadores de um lado a favor da harmonização, de outro lado o governo que nem sempre procura maximizar e facilitar o bem estar econômico.
A implantação do processo de harmonização contábil tem suas vantagens, mas também tem seus pontos
...