Contabilidade Internacional
Artigo: Contabilidade Internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vagnerale • 16/9/2013 • 1.904 Palavras (8 Páginas) • 1.291 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SOROCABA/SP
2013
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
Alessandra Aparecida Borotta – RA 2030892734
Gislaine Sales Bueno – RA 2023805087
Reinaldo Ferraz da Costa – RA 4032173825
Vagner Alexandre Pereira de Almeida – RA 2040962313
Evandro Manoel Silva – RA 3808604111
Atividades Práticas Supervisionadas apresentada à UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA, como exigência parcial para a disciplina de Contabilidade Internacional do curso de Ciências Contábeis, sob orientação da Profª. Andréia Moretto Tavares.
SOROCABA/SP
2013
ETAPA 1
1. Quais os desafios para o contador frente a contabilidade internacional ?
Atualmente, para o contador, o grande desafio no cenário atual, é conciliar as normas internacionais com as normas brasileiras. A inserção dentro das empresas das normas internacionais é parte da atividade do contador, e exige do mesmo análise e estudo sobre as aplicações que serão feitas, para não convergir com a legislação brasileira.
2. Quais os desafios para as empresas brasileiras?
As empresas brasileiras necessitam se adequar as normas da contabilidade internacional, a fim de atender todos os usuários das informações contábeis das mesmas, se faz necessário um estudo em cada ramo de operação para poder se aplicar a norma de maneira coerente, sem infringir a Legislação do Brasil. No caso das multinacionais, o modelo a ser seguido vem da sua matriz no exterior, que determina como devem ser feitas as mudanças, mas cabe a filial brasileira a análise para essa implementação.
3.Destaque as diferenças, padrões e práticas entre os países.
Cada país, apesar da internacionalização das normas, preza por um lado de análise e avaliação específico, podemos citar, por exemplo a Alemanha, que consideram os Ativos Imobilizados da empresa, como fonte de grande atenção,já os americanos, no geral priorizam mais o lucro, e assim por diante, nos demais países. Podemos dar um exemplo das diferenças, citando a depreciação aplicada no Brasil, e nos países que adotam as normas IFRS. No Brasil a taxa de depreciação dos bens, é fixa e tabelada pelo governo, onde o mesmo não considera a vida útil do imobilizado, já pelas normas internacionais, o valor da depreciação é determinado através da vida útil do item, e de seu valor residual, também sendo levado em consideração quando no caso de máquinas, os turnos que ela será utilizada.
A globalização e a evolução tecnológica abriu o mercado internacional, com isso, a contabilidade necessita de algumas reformulações para preparar os profissionais a atuar no mercado cada vez mais competitivo. Com a globalização veio um novo perfil do profissional contábil, uma meta árdua, mas gratificante, o qual deverá ser mais flexível, estudioso e preparado para conhecer as minúcias de sua profissão não apenas a nível nacional, mas também internacional. A questão relacionada com a internacionalização da contabilidade já vem despertando o interesse de alguns cientistas contábeis para um estudo mais elaborado que
atenda as dificuldades e inovações surgidas a cada dia para acompanhar a rapidez na qualidade das informações. Este artigo tem como objetivo mostrar como os profissionais contábeis devem se preparar para atender as expectativas do mercado buscando melhoria na sua qualificação para atender o mercado globalizado.
ETAPA 2
CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis
O livro-texto aborda o pronunciamento do CPC 26, onde estão dispostas as definições e considerações gerais da apresentação das demonstrações financeiras. Nele pode-se observar objetivo das demonstrações contábeis, que é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão diligente dos recursos que lhe foram confiados. Para satisfazer a esse objetivo, as demonstrações contábeis proporcionam informação da entidade acerca do seguinte:
• ativos;
• passivos;
• patrimônio líquido;
• receitas e despesas, incluindo ganhos e perdas;
• alterações no capital próprio mediante integralizações dos proprietários e
• distribuições a eles; e
• fluxos de caixa.
No pronunciamento em questão, as demonstrações que são delineadas são: Balanço Patrimonial, Demonstrações do Resultado do Exercício, Demonstrações das Mutações no Patrimônio Líquido, Demonstrações de Fluxo de Caixa e as Notas Explicativas. Cada uma dessas demonstrações tem um enfoque diferente, e por se tratar de dados que influenciam nas tomadas de decisões, e interessam não somente aos proprietários, mas também aos clientes, fornecedores e funcionários, o pronunciamento visa atender com essa regulamentação, os princípios da continuidade, competência, consistência de apresentação, entre outros. O Pronunciamento estabelece requisitos gerais para a apresentação das demonstrações contábeis, diretrizes para a sua estrutura e os requisitos mínimos para seu conteúdo.
...