CONTEXTO EMPRESARIAL
Artigo: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anakarla • 9/10/2013 • 2.985 Palavras (12 Páginas) • 189 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO Erro! Indicador não definido.
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8
REFERENCIAS............................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Usando como referencia duas empresas de seguimentos diferentes, sendo elas a Alumínio Oliveira- fábrica de panelas e Star Active uma de industria de cosméticos, vamos nos aprofundar nas funções administrativas e variações de mercado, exemplificando acontecimentos e mudanças que estes eventos podem causar nas empresas, que devem estar qualificadas a entrar no mercado e dispostas a mudar quando necessário para se manter nele.
2 DESENVOLVIMENTO
Usando como base estas duas empresas já mencionadas anteriormente podemos identificar como as funções administrativas são essenciais, independente do segmento.C1 Segundo Chiavenato as funções são: planejamento, organização, direção e controle. Elas são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização, sendo os níveis estratégico, tático e operacional. Chiavenato afirma que a administração não ocorre ao acaso, pois cada ação está pautada em um planejamento, organizar atribuindo responsabilidades às pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores, influenciar sobre o subordinado para que aquilo que foi planejado seja realizado dentro do esperado, fazendo com que essa função direção, seja realizada com uma dose de empatia, e por fim enfatiza a importância da função controle onde se monitora e avalia o desempenho das funções planejamento, organização e direção.
Na fábrica de panelas-ALUMINIO OLIVEIRA, o empreendedor fez uma pesquisa, onde se verificou a necessidade do mercado sobre o produto que ele pretendia fabricar, investiu cerca de 140 mil montou uma estrutura, mão-de-obra especializada, onde hoje produz mais de 300 itens, cujo resultado é um faturamento mensal de R$ 300 mil reais. Para se ter tamanho sucesso, para que sua empresa continue atuando no mercado deixando a concorrência para traz, assim sendo ele usou a estratégia de mercado organização e direção.
Já a STAR ACTIVE, teve como foco o planejamento, o empreendedor se superou sendo que para ele começar seu próprio negócio, teve que recorrer ao financiamento, correu riscos, mais se planejou criou um bom plano de negocio e apresentou ao banco. Com a empresa ainda no papel ele conseguiu cerca de R$ 400 mil reais , financiado 100% do seu negocio, hoje a Star Active cresce em media 20%. Graças ao bom planejamento, organização e controle.
Estas empresas buscaram se organizar, pesquisar o mercado, e por em pratica tudo que precisavam para o funcionamento da empresa, e sem duvidadas todas usaram das funções contábeis.
Indispensável a todas as empresas incluindo as que estamos utilizando para melhor exemplificar, a função contábil tem papel fundamental dentro de uma organização para tomada de decisões. È através da contabilidade que o empresário mostra que seu negócio tem viabilidade.
È através da contabilidade que o empresário mostra que seu negocio tem viabilidade, lucratividade, conseguindo assim empréstimos em bancos, e também investidores, como foi o caso do empresário da STAR ACTIVE, através de um plano de negocio ele demonstrou os possíveis lucros da empresa, conquistando assim a confiança do banco que concedeu um empréstimo, já o utilizou da organização e do controle para firmar-se no mercado de trabalho pois ele fez uma pesquisa, avaliou o mercado e as possibilidades. Esta ferramenta também é de extrema importância, quando o empresário decide em expandir seus negócios tendo assim uma visão de quanto de capital tem para investir na produção.
No caso das Star Active, Eduardo Martinez(proprietário), teve que utilizar o plano de ação, ele colocou suas idéias e também a realidade, expôs o lucro estimado, e também os gastos que teria, com mão de obra, matéria prima, enfim, ele sabia que apenas uma boa idéia não era suficiente, levou em conta, demanda custos, lucro, capital necessário, o que é o correto pois muitas empresas fecham suas portas no primeiro ano de vida, devido a falta de planejamento, organização e controle.
Já no Alumínio Oliveira, as funções contábeis são visíveis na parte de investimentos, ele investiu 140.000,00, comprou maquinários necessários e contratou mão de obra. Focada na fabricação de utensílios domésticos de alumínio, há nove anos atualmente fabrica cerca de 300 itens, mostrando assim que além de investimentos precisa-se de foco, organização e controle, para manter a empresa no mercado e obter lucros
A informação contábil aparece como a mais confiável das fontes de informação organizacional. O sistema contábil abrange o processo de registro dos eventos econômicos com a principal finalidade de organizar, resumir informações que possam ser consultadas a qualquer tempo e que forneçam o perfil econômico em um determinado período ao longo do ciclo de vida do negócio (SALAZAR, 2004). Esta maior confiabilidade se dá pelo fato dos registros contábeis originam-se de documentos, em sua maioria, fiscais. A utilização correta deste instrumento, a contabilidade, permite apoiar as decisões de planejamento, organização, coordenação e controle, além da ação corretiva, dentro de uma organização, o que permite uma maior competitividade. Quanto mais os administradores souberem sobre contabilidade, mais estarão capacitados para tomar decisões de planejamento e controle dentro de uma organização.
È indispensável o auxilio de um profissional apto e de extrema confiança, pois o contador é de grande valor e esta diretamente ligada aos valores e a condição financeira que a empresa se encontra, é necessário que haja confiança e verdade entre proprietário e contador, para que as informações contábeis sejam validas e assim apurando resultados verídicos.
Além de se preocupar com as mudanças e atitudes a serem tomadas em seu ``interior´´, as empresas também tem que estar atentas com o seu ´´exterior´´, ou seja o mercado, como ela é vista por seus clientes, seus fornecedores e seu concorrentes. Por isso uma boa imagem,
...