TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Casos: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  3.453 Palavras (14 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho de produção textual interdisciplinar em grupo apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Unopar Universidade do Norte do Paraná para o tema Contexto Empresarial, elaborado pelos alunos Cleonice Venturoli de Mei, Leiliana Ferreira Mendes, Mariza Santana Schneider, Vanessa Stieler Funke, de acordo com a equipe dos professores do 1º semestre.

Campo Novo do Parecis

2013

1. INTRODUÇÃO

A proposta primordial deste trabalho é aprimorar o conhecimento obtido no decorrer do 1º semestre, com base nas reportagens cedidas pela universidade. Esta produção textual tem como objetivo analisar o contexto das reportagens dentro dos tópicos anexados nas orientações para elaboração do mesmo.

Dentro deste objetivo pretende-se, compreender o entendimento isso de acordo com a importância das funções administrativas, variáveis macroeconômicas, a importância do controle contábil sobre o patrimônio das empresas, gestão social interna, gestão social externa e também a gestão social cidadã.

Administração e o seus objetivos são um processo de entendimento dos objetivos de uma organização, de maneira que a administração e funcionário desempenhem as suas funções em função desses objetivos e que os compreendam.

Uma empresa é uma associação de pessoas para atingir uma finalidade definida e predeterminada, ou seja, sua missão. As pessoas que compõem essa organização são seus sócios, dirigentes, funcionários e voluntários, com objetivos e responsabilidades diferenciados, mas articulados em torno da missão da entidade. Portanto, neste trabalho identificará um tema muito importante, que é o contexto empresarial.

3. DESENVOLVIMENTO

A importância das funções administrativas baseadas nos textos destacados acima. Têm-se como funções básicas da administração: planejamento, organização, liderança e o controle. A administração é definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos de alguma organização. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância.

A análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa como fatores conjuntos, verificando quais são as forças e as fraquezas e como podem ser exploradas e defrontadas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece. Nesse sentido, faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quanto uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes.

Planejar significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações, e que os atos devem ser baseados em métodos, planos ou lógicas, e não em palpites. Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. No que se refere à liderança em Administração significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. Já a função de controlar é certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na, de fato, em direção aos objetivos estabelecidos.

No mercado competitivo atual as organizações devem estar atentas para toda e qualquer ferramenta que possibilite a busca pela otimização do funcionamento do seu processo produtivo.

Diversos fatores afetam o desempenho dessas organizações, e dentre eles podemos citar as variáveis externas. As variáveis externas são mudanças que acontecem no ambiente externo ao da organização e que podem representar ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico ou oportunidade de melhoramento. Essas mudanças podem ser percebidas principalmente nos campos da economia, política, social, cultural, demográficas, tecnológicas e outras. É através das variáveis externas que é possível estabelecerem uma análise externa e medir o impacto de cada uma destas na vida saudável de uma empresa. O administrador ou o empresário deve saber identificar tais variáveis, de onde surgirão as oportunidades e as ameaças. Um estudo ainda mais profundo permitirá à empresa, estabelecer uma posição estratégica diante das variáveis externas.

Certo e Peter (1993) definem análise ambiental como um processo de monitoração do ambiente organizacional para identificar os riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar a capacidade das empresas de atingir suas metas. Entende-se por ambiente organizacional o conjunto de fatores externos e internos que inevitavelmente afetam de forma positiva ou negativa as decisões empresariais.

Fahey e Narayama (citados por Freeman e Stoner, 1994) identificaram quatro amplos fatores externos que influenciam as organizações e que devem ser considerados por seus administradores. A seguir descrevem-secada um deles.

Produto Nacional Bruto (PNB), Produto Interno Bruto (PIB), taxas de inflação, taxas de juros, taxas desemprego e tributos são exemplos de variáveis econômicas presentes no dia-a-dia. Freeman e Stoner (1994) consideram que as tendências e o entendimento dessas variáveis são críticas para o sucesso de uma organização, porém todas variam com o tempo, o que torna complicado o seu acompanhamento e suas previsões. Esses autores consideram dois tipos de mudanças na economia: mudanças estruturais e mudanças cíclicas.

Mudanças estruturais na economia são grandes alterações, permanentes ou temporárias, nas relações entre diferentes setores da economia e variáveis econômicas. Exemplo: passagem de uma economia industrial para uma de serviços, aumento dos custos e de energia com relação ao custo de matérias-primas. Já as mudanças cíclicas são oscilações regulares ou não no nível geral da atividade econômica. Como exemplo pode ser citado à elevação ou queda das taxas de emprego, juros e inflação. A importância das organizações em acompanhar essas mudanças deve-se ao fato de apresentarem grandes riscos e oportunidades para seus investimentos. A administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com