CONTEXTO EMPRESARIAL
Monografias: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Conan • 2/6/2013 • 1.174 Palavras (5 Páginas) • 351 Visualizações
1- INTRODUÇÃO
O tema abordado traz os conceitos de funções administrativas, bem como definições do patrimônio, origem de recursos, analises de mercado e contabilidade como ferramenta de informações para responsabilidade social, visando mostrar toda a importância do estudo feito pela ciência contábil
Após analises dos tópicos citados acima ficara claro o objetivo e a importância do mesmo, deixando certo que a contabilidade é uma ciência de uso diária e importância fundamental para a gestão de controle do patrimônio seja de uma entidade ou de uma pessoa física, facilitando a aquisição de conteúdos posteriores.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1 – Conceitos de Funções Administrativas
As funções administrativas são processos formado por quatro funções básicas da administração, são eles: Planejamento , Organização , Controle e Direção.
Planejamento - É a forma onde pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. O Teórico Chiavenato defende a tese de que planejar consiste em simular o futuro desejado de forma racional, com ele estabelecemos as direções, as ferramentas adequadas para atingir os objetivos e definindo onde pretendemos chegar e o que deve ser feito, e de que maneira.
Organização - Refere-se a alocação distribuição e arrumação dos recursos externos da organização, quando uma organização esta adquirindo equipamentos, computadores, contratando colaboradores ou fazendo concursos ela esta em fase de organização.
Controle – Tem como função manter o bom desempenho dos recursos (Pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré estabelecidos.
Direção – Tem como função dinamizar o processo de trabalho através de Ordem/Instrução, Comunicação, Motivação, Coordenação e Liderança de Pessoas.
As Principais mudanças que ocorreram ao logo do tempo foram: Lody (1970) ressalta que as funções administrativas quando consideradas em um todo integrado formam o processo administrativo, mas quando consideradas isoladamente, o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle constituem as funções administrativas; Chiavenato (2003) salienta ainda que as funções do administrador que formam o processo administrativo são mais que uma seqüência cíclica, pois elas estão intimamente relacionadas em uma interação dinâmica. O processo administrativo é cíclico, dinâmico e interativo.
2.2 – PATRIMÔNIO
Patrimônio é o conjunto de Bens Direitos e Obrigações de uma entidade, em um determinado tempo, segundo Valdeci Medeiros
O professo Humberto Fernandes de Lucena, fala que Patrimônio é o Objeto da Contabilidade, formado pelos Bens Direitos e Obrigações pertencentes a uma pessoa (Física ou Jurídica) e que seja passível de avaliação em moeda.
Patrimônio é o conjunto de Bens Direitos e Obrigações de uma pessoa (Física ou Jurídica) que possa ser avaliado em dinheiro, segundo Ricardo J. Ferreira
2.3 – FONTES DE RECURSOS
Capital
O Capital de uma empresa pode ser constituído de duas formas, Capital Social e Capital de Terceiros
Capital Social – É o Capital aplicado pelos sócios de uma entidade, que poder ser aplicado no inicio das atividades ou durante as atividades da mesma.
Capital de Terceiros - São os recursos originado de Instituições Financeiras (Empréstimos ou Financiamentos) para compor o Capital da Entidade
2.4 – ANÁSLISE DE MERCAD0
Análise de Mercado
Analisar o mercado é visualizar a maneira de um negócio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, a concorrência e os fornecedores. E a forma mais comum de se fazer esta análise é por meio da pesquisa de mercado.
Pesquisa de Mercado consiste na coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor. Quando realizada corretamente, oferece informações consistentes que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tornam o processo decisório mais rico e preciso.
Podemos aproveitar para Segmentar o mercado, separando os consumidores pelos seus objetivos e carência de mercado, bem como poder aquisitivo e produto ou serviço a ser vendido.
2.5 – DEMANDA
Demanda
Demanda de Mercado, é definida pela quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período. É considerada como um fluxo, pois deve ser determinada em certo período de tempo.
Oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam em determinado período de tempo, as variáveis que afetam a oferta são: Quantidade ofertadas do bem, preço do bem, preços dos fatores e insumos de produções, objetivos e meta dos empresários.
Equilíbrio no Mercado ocorre quando não a excessos de produto ou de consumidores atrás de bens ou serviços oferecidos de maneira desordenada ou sem planejamento, ou seja, mais produtos quando se tem menos consumidor ou menos produtos quando se tem mais consumidor.
2.6 – ESTRUTURAS DE MERCADO
Estrutura de Mercado
Na
...