CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO E PLANO DE AÇÃO
Monografias: CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO E PLANO DE AÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RRB2014 • 14/12/2014 • 641 Palavras (3 Páginas) • 516 Visualizações
CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO E PLANO DE AÇÃO
(Passo 1 Etapa 4)
O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, conseqüentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc.
Posteriormente o CEP trará menos retrabalho aproveitando melhor os recursos disponíveis e o bem estar dos funcionários que passarão a trabalhar melhor e com metas específicas para cada área, podendo assim implantar outros programas como o plano de remuneração variável (PRV).
Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para programarem as melhorias possíveis.
Definições do problema
Foram identificadas no contexto industrial que o processo produtivo é consideravelmente disperso, ou seja, não se tem o controle total parra que o meu processo realizado de forma eficaz hoje, venha com o mesmo parâmetro para amanhã, e que com isso consiga ser bem controlado e enxuto, evitando desperdícios e saindo com boa qualidade para o cliente.
A qualidade nada mais é que um casamento entre o processo de produção e as exigências do consumidor em termos quantitativos, resumindo, a qualidade é a conformidade ás especificações.
Nos dias em que os processos produtivos estão extremamente acelerados, as linhas de produção cada vez mais contínuas, a concorrência está aumentando e a exigência do cliente também, as indústrias procuram métodos e ferramentas para melhorar seus processos, ter mais rentabilidade no que é investido, atender cada vez melhor ao cliente e ganhar em produtividade.
O CEP é uma ferramenta que entra justamente para auxiliar na produção. Em 1930 essas necessidades começaram mais ênfase, e algumas fabricas americana começaram a usar o controle estatístico para melhorar seus processos. Hoje, podemos perceber que muitas empresas utilizam uma ou outra Ferramenta do CEP para auxiliar no controle da produção.
O controle estatístico entra com a função de agregar valores para a melhoria contínua de produtividade e qualidade do produto, porém para que ele seja realizado existem alguns fatores primordiais que precisam ser levados em conta, pois uma vez coletados dados inexatos e sem fundamentação, podem ser tomadas ações errados comprometendo a produção.
Através do plano de ação será foram identificada a existência de problemas e disfunções que estavam afetando os resultados da empresa. Sempre haverá divergências em uma empresa, faz-se necessário identificar os problemas da empresa através do diagnostico organizacional, agora que através do plano de ação foi realizada atividade que diminuíram esses problemas na empresa.
O plano de ação divide-se em duas partes, na primara aponta-se o referencial teórico. O plano de ação trouxe entendimento e soluções para as causas dos problemas da empresa.
A partir da consultoria
...