CRIATIVIDADE E POTENCIAL
Artigos Científicos: CRIATIVIDADE E POTENCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: soraya210 • 13/9/2014 • 453 Palavras (2 Páginas) • 636 Visualizações
Criatividade e Potencial
A criatividade é considerada uma capacidade humana de grande valor universal, tudo indica que nesta competência reside a memória "RAM" biológica para o impulso da evolução humana. A memória RAM segundo Cury, (2009) é o fenômeno dos registros da memória. O que melhor descreve a criatividade é o que Sanchez (2003) referiu em seus apontamentos a criatividade é uma sublime dimensão da condição humana. É, entretanto na capacidade criativa, que existe a chave da capacidade de evolução da humanidade. O mérito da expressão criativa é fruto da "complexidade", ou seja, é fruto do contexto social no seu desenvolvimento natural e humano. É muito interessante contemplar os efeitos provenientes deste constructo a considerar a capacidade de um indivíduo criativo construir e reconstruir, transformando a nossa realidade. É consensual e gratificante, perceber que todos temos a capacidade criativa, e que ela deve ser melhor desenvolvida.
A criatividade é muito importante, pois traz novas idéias, conversas, projetos, e hoje é considerada umas das competências essenciais em uma pessoa, com ela surge o potencial criativo que é a capacidade que o ser humano tem para produzir, transformar, agir sobre o ambiente a adequá-lo a suas necessidades. É a capacidade de criar.
Criar depende do desenvolvimento da consciência sobre o Eu e do desejo e esforço de realizar o seu potencial construtivo, que se traduz na atividade concreta de suas tentativas de execução.
A regra número 1 da criatividade é o autoconhecimento. Outros fatores importantes, para citar alguns: persistência, aprimoramento de inúmeras capacidades e habilidades, percepção de limites da realidade, percepção de oportunidades, sensibilidade e intuição e, humildade (reconhecimento de seus próprios limites individuais, além das competências pessoais).
Desenvolver o potencial criativo consiste em: observar suas possibilidades e capacidades, perceber barreiras e dificuldades (de si mesmo e da situação), construir uma resposta, estratégia ou solução e, colocá-la à prova, isto é, transformá-la em ação.
Nós da área de recursos humanos temos que desenvolver nosso lado criativo e aprender visualizar o lado criativo das pessoas, podemos usar em processos seletivos, treinamentos, dinâmicas e no desenvolvimento no dia a dia da empresa.
Estamos vivendo na era da competência e do comprometimento, então as empresas devem aproveitar a criatividade de seus colaboradores e não podá-la, pois das idéias surgem novos rumos a seguir, podem melhorar produto ou serviços e até aumentar a lucratividade. Quando as empresas dão mais autonomia para os colaboradores, surge a criação e cabe a empresa concretizar.
No vídeo Bemvenutti deixa claro que todos somos criativos, temos que sonhar, inventar, visualizar as situações de uma forma global. No processo de criatividade temos que usar quatro personagens: o explorador, o artista, o juiz e o guerreiro e seguir os dez mandamentos do inovador, assim além de criativos teremos projetos possíveis de realizar.
...