CURATIVO
Monografias: CURATIVO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LENINHAGATINHA • 3/9/2014 • 1.764 Palavras (8 Páginas) • 1.258 Visualizações
Introdução
Este trabalho vem com a proposta de forma clara e objetiva ilustrar a importância do curativo. O curativo é fundamental para o tratamento de feridas utilizado em outra época de forma fitoterápica com folha e casca de arvore para uma cicatrização mais efetiva.
Com todos os estudos e entendido desde os egípcio indígenas ate hoje que uma ferida sendo tratada coberta surte um efeito melhor, o avanço da química levou a descoberta de composto de cloro e iodo que foram utilizados para limpeza do material e da pele nos séculos 18/19.
Processo de Reparação do Tecido
O processo de recuperação do tecido compreende dois mecanismos de restauração dos tecidos a regeneração e a cicatrização, a regeneração ocorre com reposição do tecido original, o trauma inicial gera uma resposta inflamatória aguda manifesta através de edema e formação de exsudato (é matéria resultante de processo inflamatório) seroso, rico em leucócitos (glóbulos brancos), que cessa em menos de 24 horas.
O processo de cicatrização de feridas é composto de uma serie de estagio fase inflamatória fase de fibroplasia ou proliferativa, fase de maturação.
Fatores que influenciam no processo de reparação do tecido
Alguns fatores podem afetar o processo de recuperação do tecido, são chamados de sistêmicos e locais, entre os fatores sistêmicos destaca-se o idade, a imobilidade, o estado nutricional, doenças associadas e o uso de medicamentos continuam, principalmente drogas, esses fatores muitas vezes não podem ser eliminado, mas deve ser controlados. O fator e as locais são localizados anatômica da ferida a presença de infecção tecido desvitalizado entre outros e são fundamentais na escolha do tratamento local, idade, estado, nutricional, vascularização, condição sistemica, infecção, fatores mecânicos, presenças de corpo estranho.
Principais Produtos Disponíveis Para o Tratamento de Lesões da Pele
Grupo: Epitelizantes
Principio ativo: Ácidos graxos essenciais (AGE)
Produto: Dersani, Pielsana®, Supriderme®, Sanpelle®, Ativoderme®
Indicação: Qualquer lesão de pele, infectada ou não, independentemente da fase em que se encontre o processo de cicatrização.
Grupo: Absorvente e hemostático
Principio ativo: Alginato de cálcio
Produto: Kaltostat®, Seasorb soft®, Nuderm®, Askina Sorb®, Tegagen 3M®, Restore Calcicare®, ACticoat Absorbent®, Suprasorb A®, Curatec®, Alginato de calcio Sorbalgon®
Indicação: lesões superficiais ou cavitarias altamente exudativas ou com sangramento, infectadas ou não.
Grupo: Antimicrobiano
Principio ativo: Carvão ativado e prata
Produto: Actisorb Plus 25®,Carboflex®,Curatec®,carvão ativado
Indicação: feridas infectadas, exsudativas e com odores desagradáveis, superficiais ou profundas.
Grupo: Antimicrobiano
Principio ativo: Prata
Produto: Aquacel Ag®, Silvercel®, Tegaderm Ag®, Contreet®, Acticoat®, Polymem silver®, Polymem Wic prata®
Indicação: Barreira microbiana em ulceras por compressão, diabéticas, venosas, arteriais e mistas, queimaduras, áreas doadoras e receptoras de enxerto. Feridas com risco ou sinais de infecção.
Grupo: Protetores/coberturas finais ou secundárias
Principio ativo: Filmes semepermeáveis
Produto: Opsite®, Bioclusive®, Tegaderm®, Askina®, Derm Suprasorb® F Hydrofilm®
Indicação: Feridas secas, que cicatrizam por primeira intenção, queimaduras, como cobertura secundária, inclusive sobre hidro gel, a fim de promover desbridamento autolítico. Para proteção e prevenção de feridas, fixação de dispositivos de punção venosa ou arterial.
Grupo: Crescimento celular
Principio ativo: Fatores de crescimento celular
Produto: Regranex®
Indicação: lesões de difícil cicatrização, que já experimentaram diversas terapêuticas sem sucesso.
Grupo: Absorventes/espumas
Principio ativo: Hidropolímeros
Produto: Cavity®, Transorbent®, Polymen®, Tielle®, Suprasorb®, P Allevyn®, Combiderm®, Aquacel®
Indicação: Feridas exsudativas, feridas limpas, profundas ou superficiais e granulando.
Grupo: Umidificantes e aceleradores do desbridamento autolítico
Principio ativo: Hidro gel (associado à alginato ou não)
Produto: Hidrosorb®, Hydrosorb Plusã, Intrasite Gel®, Solosite ®, gel Purilon®, Nu-gel®, Saf-gel®, Askina®, gel Suprasorb®, gel Curatec®, hidro gel com alginato.
Indicação: Feridas secas, limpas e superficiais, em enxertia, úlceras e queimaduras.
Grupo: Umidificantes e aceleradores do desbridamento autolítico
Principio ativo: Hidrocoloides
Produto: Tegasorb®, Hydrocoll®, Biofilm®, Comfeel®, Askina®, Hydro Restore®, Nu-Derm®, Duoderm®, Suprasorb®, H Curatec®, Hidrocoloide
Indicação: Feridas secas, com dano parcial de tecido, com ou sem necrose, que esteja exsudando pouco ou moderadamente, feridas cirúrgicas que cicatrizam por primeira intenção.
Grupo: Desbridantes enzimáticos
Principio ativo: Enzimas proteolíticas
Produto: Iruxol Mono®, Kollagenase®, Fibrase®, Papaina®
Indicação: Desbridamento químico
Grupo: Antimicromibianos
Principio ativo: Sulfatodiazina de prata
Produto: Dermazine®, Pratazine®, Dermacerium®
Indicação: Controle do crescimento bacteriano no leito da lesão em feridas infectadas e tecido necrosado. Prevenção de colonização e tratamento de queimaduras.
...