CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Por: mari000000 • 3/4/2020 • Artigo • 456 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO IPOJUCA - UNIFAVIP
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Josivaldo pereira da silva
FICHAMENTO (TEXTO 04)
CARUARU
2017
A PSICOLOGIA HUMANISTA
O humanismo é uma vertente da psicologia fenomenológica, que se estruturou como uma terceira força no panorama norte-americano no final de 1964, através de uma conferência em Old Saybrook, idealizada por Abraham Maslow que era psicólogo experimental, e costumava explorar assuntos considerados não convencionais. O humanismo é uma das vertentes psicológicas que tem mais adeptos e abordagens psicoterápicas, se destacando entre elas a Gestalt-terapia.
Houveram muitas dissidências entre dois grupos, no que se tratava de definição do humanismo, mas por fim concordaram que deveriam incorporar as orientações psicanalíticas e comportamentalistas a uma visão mais ampla de caráter fenomenológico que enfatizava o valor e o significado da experiência humana.
Não é tarefa fácil definir o humanismo, devido a diversidade das abordagens que a ele se filiaram em uma espécie de aglutinação. A característica fenomenológica humanistas consiste num estilo, numa tendência, e não numa atitude exclusiva. Dessa forma, apesar de a maioria das abordagens humanistas procurarem, no trabalho terapêutico, entender a experiência da pessoa acompanhando empaticamente tal experiência, e não interpretando-a teoricamente, esta última estratégia não é totalmente excluída. Uma característica marcante do movimento humanista é a crença numa tendência do ser humano para a auto-realização e o crescimento. O humanismo opõe-se ao modelo medico na psicoterapia. O trabalho psicoterápico deve consistir num processo que favoreça o crescimento, sendo o terapeuta um facilitador de tal crescimento, não encaram portanto a terapia como a cura de patologias conforme prega o modelo médico em questão. Deve-se destacar a “ótica holista” que é uma das mais fundamentais facetas do movimento humanista, que consiste em uma compreensão integral de totalidade do homem ao invés de analisá-lo através de seu fracionamento em partes.
O homem é, de acordo com a visão holista, um ser bio-psico-social.
Os humanistas também acreditam que tudo que ocorra no âmbito orgânico tenha sua contrapartida no psíquico e vice-versa, adotando assim um enfoque psicossomático.
...