CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS CURSO DE PSICOLOGIA
Por: Fernando010203 • 31/3/2016 • Relatório de pesquisa • 743 Palavras (3 Páginas) • 551 Visualizações
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
CENTRO DE LETRAS, CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO
Vassouras, 2015
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
CENTRO DE LETRAS, CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO
Relatório apresentado pela aluna Bárbara
Pereira Walpassos Trega, do 2° período
de Psicologia da USS, como requisito para aprovação na disciplina “Estágio Supervisionado Básico”.
Orientador/a: Fernanda Samico
Vassouras, 2015
SUMÁRIO
I INTRODUÇÃO..................................................................................................4 |
II DESENVOLVIMENTO ....................................................................................5 |
III CONSIDERAÇÕES FINAIS ...........................................................................7 |
IV REFERENCIAS .............................................................................................8 |
Introdução
O Estágio Supervisionado Básico foi realizado no Centro Educacional Fluminense (CEF), em Engenheiro Paulo de Frontin, com os alunos do Maternal II.
A turma é constituída por 11 alunos e as crianças possuem idades entre 2 e 3 anos. Foram observados seus comportamentos dentro da sala de aula, de uma forma individual e também grupal.
A observação foi feita com o intuito de adquirir uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento das crianças em sua transição entre a primeira e a segunda infância.
“As crianças vivem num mundo de imaginação e sentimento...
Elas dão ao mais insignificante objeto a forma
Que lhes agrada e veem nele o que quer que desejam ver.”
-Adam G. Oehlenschlager
Desenvolvimento
Segundo Piaget as crianças possuem a capacidade da “imitação diferida”, que é quando elas imitam ações que não veem mais a sua frente.
Em uma das observações Lídia, Camila e Tainá estavam imitando a hora do chá, onde elas usavam xicaras e comiam um bolo imaginário. Em vários outros momentos as mesmas meninas cantavam parabéns, também imitando algo que haviam presenciado antes.
Outra forma de imitação diferida é quando colocam as crianças para brincarem juntas e fazer com que uma ajude a outra, como quando Camila não sabia como fazer bolo de massinha e aprendeu, através da imitação, enquanto via a Bianca.
Quando Piaget trata sobre o desenvolvimento cognitivo no período de 2 aos 6 anos, ele diz que a criança se encontra no estagio pré-operatório, que é caracterizado pela construção da inteligência simbólica ou representativa, nesse momento a criança usa um objeto como se fosse outro.
Em uma das observações notei que uma das crianças estava usando um teclado de computador como se fosse um carro ou usavam a massinha de modelar e peças de encaixe como bolo de aniversário. Observei também que todas as crianças colocavam as cadeiras em uma fila e diziam que estavam em um trem.
Piaget também diz que durante o estágio sensório motor as crianças desenvolvem a “permanência do objeto”, que é a compreensão de que algum objeto ou pessoa continuam existindo, mesmo quando não estão a vista ou presentes.
Pude ver a teoria presente quando a professora guardava alguns dos brinquedos e as crianças sabiam que eles ainda existiam e, mais tarde, poderiam pega-los e brincar novamente. Outro momento que se encaixa com a teoria de Piaget é a hora da “chamadinha”, momento em que todos os alunos fazem uma roda pra ver quem está e quem não está presente. Nessa hora eles sabem que os que não estão lá simplesmente não foram, mas continuam existindo.
...