Determinando a percepção, expectativa e busca profissional de um aluno que completou um curso de psicologia antes de se juntar ao mercado de trabalho
Trabalho acadêmico: Determinando a percepção, expectativa e busca profissional de um aluno que completou um curso de psicologia antes de se juntar ao mercado de trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anacarolina29 • 8/6/2014 • Trabalho acadêmico • 885 Palavras (4 Páginas) • 571 Visualizações
Resumo
Esta pesquisa aborda a inserção dos formandos de Psicologia no mercado profissional, com relevância no sentido de desvendar as perspectivas, expectativas e os comportamentos de busca profissional destes, no período que antecede a conclusão da graduação. Optou-se pelo método quantitativo para análise dos dados;
sendo utilizado como instrumento um questionário, ao qual 29 estudantes formandos, do Curso de Psicologia responderam.
INTRODUÇÃO
O presente estudo propôs identificar percepções, expectativas e a busca profissional do estudante formando do Curso de Psicologia frente ao ingresso no mercado de trabalho. Isso foi possível através da aplicação de um questionário que avaliou variáveis que nortearam o comportamento exploratório profissional, a decisão de projeto profissional, a auto-eficácia profissional, a percepção de
oportunidade profissional e expectativas profissionais
Referencial teórico
Para Jahoda (1987), trabalho designa comportamento que leva a satisfação ou conservação econômica, e emprego se refere a uma modalidade de trabalho regulada por um contrato formal, onde constam direitos e deveres entre o empregado e o empregador. O emprego dá ao trabalho seguridade legal e com isso maior prestígio social. O trabalho também pode ser desempenhado de forma informal ou autônoma, e são estas as modalidades que vem crescendo em face à crise da sociedade industrializada.
De acordo com Hernandéz (1983), durante o seu desenvolvimento, o indivíduo elabora um esquema de idéias sobre sua vida na medida em que forma sua concepção de mundo, de si próprio e do futuro. Tais idéias estão relacionadas aos valores interiorizados por este indivíduo e de seus conhecimentos adquiridos através da educação e de suas experiências de vida.
Para Strey (1997), a escolha de uma profissão ou trabalho significa a forma pela qual queremos participar do mundo em que vivemos. É no final da adolescência e no início da vida adulta o momento em que geralmente são feitas as escolhas mais importantes, como a de um companheiro ou profissão, o que requer a consciência do indivíduo de suas possibilidades, do que realmente quer, de responsabilidades e permissividade de mudança.
Neste sentido, entender o projeto profissional de querer atuar como psicólogo significa abarcar todas as relações e mecanismos envolvidos, como, por exemplo, centrar-se em suas expectativas profissionais, percepções de mercado, características pessoais e movimentos de busca profissional.
Objetivo
Neste estudo foi realizada uma pesquisa quantitativa, que tem como objetivo testar de forma precisa as hipóteses levantadas para o estudo e fornecer índices que podem ser comparados com outros (Pasquali, 1997).
Conclusão
De um modo geral, os resultados deste estudo mostraram que os formandos estão otimistas quanto às suas possibilidades de ingressarem no mercado de trabalho, embora admitam que levará algum tempo para se tornarem independentes economicamente. Pesquisar o modo como estes formandos se percebem e se movimentam frente ao egresso da graduação e ao ingresso no mercado de trabalho, é importante 16 para conhecermos o psicólogo da atualidade e suas expectativas quanto ao desenvolvimento de sua carreira, assim como saber onde e como este futuro profissional pode e precisa ser orientado.
Questionário
Observação: Quando no questionário é feita referência à “sua profissão”, considere sempre, ao responder, a profissão relacionada ao curso de Psicologia, mesmo que atualmente exerça outra atividade profissional ou não pretenda exercer a Psicologia.
1. Sexo: ( ) F ( ) M
2. Idade: _______
3. Estado Civil:
( ) Solteiro /a
( ) Casado/a ou outra forma de união
( ) Separado/a
( ) Viúvo/a
4. Você mora com:
( ) os pais
( )
...