CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA PROJETO INTERDICIPLINA
Por: Najla Delgado Marques • 20/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.147 Palavras (5 Páginas) • 127 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP POLO DOURADOS
CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA
PROJETO INTERDICIPLINAR II
SAMU DOURADOS – MS
Acadêmico: Rodrigo Delgado Marques
RA: 2074492
DOURADOS - MS
ABRIL /2020
Sumário
1- INTRODUÇÃO..........................................................................3
2- METODOLOGIA.......................................................................4
- Economia e Mercado
- Recursos Materiais e Patrimoniais
- Matemática aplicada.
3- CONSIDERAÇÕES FINAIS (CONCLUSÃO)...................................8
4- REFERÊNCIAS.........................................................................9
1-INTRODUÇÃO
A logística no serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) é um fator de suma importância para aumentar as chances de sobrevivência e recuperação das vítimas. Além do ato médico em si, existem vários aspectos relacionados à logística da operação como (fluxo informacional, posicionamento de facilidades e deslocamento de viaturas) que são determinantes para o sucesso dessa atividade.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um serviço brasileiro de atendimento às urgências pré-hospitalares, utilizado em casos de urgência e emergência, a massificação do automóvel, o sedentarismo e a violência urbana, dentre outros fatores, criaram ou acentuaram urgências médicas: traumas (acidentes de trânsito) e clínicas (acidentes cardiovasculares, por exemplo), que por sua vez levam ao óbito das vítimas (TANI, 2003).
5- METODOLOGIA
ECONOMIA E MERCADO:
Foi fundamentado na Portaria Nº 2488, de 21 de Outubro de 2011 a criação da Política Nacional de Atenção à Saúde, bem como revisão de diretrizes e normas para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e para o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Ela funciona em “territórios definidos, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações” (PNAB, 2012).
A cidade de Dourados, assim como o estado de Mato Grosso do Sul, teve como indutor principal no seu crescimento populacional a constituição de atividade comercial para atender o setor agrícola e urbano, e posteriormente diversificando-se em outros serviços. Dourados, é referência em serviços de saúde prestando serviços desde a baixa até a alta complexidade, sejam eles públicos ou privados, conforme aponta Silva (2011).
O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.
RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. Identificando a emergência coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.
As chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.
As ambulâncias do SAMU 192 são distribuídas estrategicamente, de modo há aperfeiçoar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência.
Dourados tem três (VTRS) viaturas: sendo uma de avançada com integrantes: medico enfermeiro padrão, condutor socorrista; duas básicas com prefixo BRAVO.
Componentes das viaturas são: técnico de enfermagem e um condutor socorrista.
Contém nas viaturas: pranchas, colar servical, talas, mochilas de primeiros socorros, equipamentos de vias áreas.
MATEMÁTICA APLICADA:
O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
Sua complexidade se dá pela necessidade do atendimento 24 horas às diferentes condições de saúde: agudas ou crônicas agonizadas; sendo elas de natureza clínica, cirúrgica, traumatológica entre outras.
Assistência qualificada aos usuários é necessária que seus componentes atuem de forma integrada, articulada e sinérgica. Sendo indispensável a implementação da qualificação profissional, da informação, do processo de acolhimento e da regulação de acesso a todos os componentes que a constitui.
...