Questionários Da Obra Teoria Geral Da Administração, De A. C. Amaru Maximiano. Disciplina: Teoria Da Administração Do Curso TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES (1º Ciclo - Noite)
Artigos Científicos: Questionários Da Obra Teoria Geral Da Administração, De A. C. Amaru Maximiano. Disciplina: Teoria Da Administração Do Curso TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES (1º Ciclo - Noite). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nadmila • 25/4/2014 • 1.287 Palavras (6 Páginas) • 772 Visualizações
Profº: Joelson
Alunos: Edson Luiz Fogo
Suzete Augusta da Silva
Carapicuíba
2009
Teoria Geral da Administração: questionários
SUMÁRIO
I - Afinal, quem manda aqui?
II - Taylor resolve um problema
III - Telelatina
IV - Criatividade versus regulamentação na 3M
V - Seleção de um executivo
VI - Elton Mayo faz umas perguntas
VII - Idade ou experiência?
I - Afinal, quem manda aqui?
1- Quais as causas principais do conflito entre Ricardo e seus filhos?
A transformação de uma pequena empresa em uma grande organização e a maneira de administrar diferentes tipos de organização, além da diferença de formação entre pai e filhos.
2 – Quem deve “mandar” na empresa?
Deve haver uma conciliação entre os três, porque tanto a experiência prática de Ricardo e o conhecimento acadêmico de Sergio e Alberto são experiências complementares e importantes para uma empresa.
3 – Qual o peso relativo da experiência e da educação formal, no processo de administrar a empresa?
Os dois são importantes, mas nas empresas de pequeno porte (pequenas e micro empresas) a administração é um processo mais simples e pode prescindir da educação formal. Nas organizações de grande porte a presença de pessoal qualificado com conhecimento técnico e acadêmico em diversas áreas é imprescindível.
4 – Você acha que um consultor é necessário? Que papel ele teria? Como você convenceria Ricardo de sua necessidade?
A contratação de um consultor é necessária porque existem novos desafios (evolução tecnológica, concorrência acirrada, situação financeira delicada) que exigem pessoal qualificado para enfrentá-los. O consultor definiria diretrizes para recuperação da empresa através de reorganização administrativa, redefinição de metas/estratégias de vendas e lançamento de novos produtos. Ricardo poderia ser convencido mostrando que até mesmo grandes corporações já contrataram consultores e executivos com a missão de reverter a aparente irreversível queda nas vendas.
5 - Quais as conseqüências previsíveis de Ricardo continuar administrando a empresa?
Queda nas vendas e falência, porque o método de administração de Ricardo, eficiente no passado, ficou desatualizado e não consegue superar os novos desafios colocados para a empresa.
6 - Quais as conseqüências previsíveis de os filhos ficarem com a empresa?
Dificuldades iniciais por falta de experiência prática, mas com grande chance de recuperação já que possuem formação acadêmica e mente aberta para adotar novos procedimentos administrativos.
7 – Quais as conseqüências previsíveis de não haver acordo entre as duas partes?
Principalmente no início, dificuldades desnecessárias para superar os problemas financeiros porque a experiência prática e conhecimento do mercado de Ricardo seria muito útil aos novos administradores.
8 – Você conhece casos semelhantes a este?
Apesar de não lembrarmos os nomes das empresas, tempos atrás (anos 90) o jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem sobre as empresas familiares centenárias.
9 - Em caso afirmativo, qual foi o desfecho?
Algumas empresas familiares não se adaptaram às mudanças e fecharam as portas, aquelas que profissionalizaram sua administração ultrapassaram os cem anos de idade.
II - Taylor resolve um problema
1- O que aconteceria se Taylor não obrigasse os homens a descansar? Você acha que eles se esgotariam e sua produtividade diminuiria, como Taylor previu?
Haveria queda na produtividade. Taylor mostrou na prática que o descanso foi fundamental para diminuir o esgotamento físico e, conseqüentemente, aumentar a produtividade.
2 – De forma geral, qual a conseqüência do trabalho duro e ininterrupto?
Esgotamento e outros problemas físicos; desperdício de mão-de-obra e recursos; e queda na produtividade.
3 – O que Taylor comprovou com essa experiência?
Uma administração adequada consegue aumento na produtividade e nos lucros.
4 – Você acha que trabalhar menos produz mais em qualquer situação? Você recomendaria isso a seus auxiliares?
Não, mas Taylor provou que o descanso é necessário porque desgaste físico traz queda na produtividade. Recomendaria sessões de descanso aos meus auxiliares.
5 – Você conhece outras situações em que pessoas precisam descansar para poder realizar uma tarefa?
Várias: linha de montagem ou produção de uma indústria; trabalhos braçais; rotinas administrativas; competições esportivas.
6 – Em sua opinião, por que algumas pessoas trabalham demais: necessidade, excesso de trabalho, falta de método, compulsão, vontade de agradar o chefe, recompensa elevada ou outro motivo?
As pessoas trabalham demais devidos aos motivos citados e também por: pressão da chefia e insegurança quanto ao futuro. Às vezes devido à combinação de um ou mais desses fatores.
7 – Você acha que, de forma geral, as pessoas que trabalham com inteligência não precisam trabalhar muito para alcançar bons resultados?
As pessoas que aplicam sua inteligência para
...