CURSO ERGONÔMICO
Projeto de pesquisa: CURSO ERGONÔMICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: valdinrh • 25/2/2015 • Projeto de pesquisa • 855 Palavras (4 Páginas) • 168 Visualizações
ENSINO NACIONAL
ENSINONACIONAL.COM.BR
CURSO DE ERGONOMIA
Ergonomia.
Valdin Costa de Lima.
Trabalho de Conclusão apresentado ao
Instituto Ensino Nacional, como parte dos
requisitos para obtenção da Certificação ao
Curso: Ergonomia.
João Pessoa, 07 de Setembro de 2014.
i
SUMÁRIO
Resumo ............................................................................. III
Introdução ......................................................................... 1
Desenvolvimento ............................................................... 2
Conclusão.......................................................................... 3
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................... 4
ii
RESUMO.
Com o passar dos anos o ser humano está trabalhando mais, porque, ele não se conforta apenas em manter a sua subsistência, mas também, quer manter o lazer, cultura e ter uma boa moradia e melhores condições de saúde. E para que ele consiga trabalhar mais, este trabalho deve ser sinônimo de prazer, condições financeiras e sucesso profissional, assim, o objetivo do trabalho é a produção; no entanto, produzir com segurança deve ser a meta da ergonomia, trazendo conforto e bem estar para trabalhador durante sua jornada de trabalho.
A Ergonomia se divide em especialidades físicas, cognitiva e organizacional.
Os estudos ergonômicos visam realizar mudanças nas condições e no ambiente de trabalho, aperfeiçoando e adaptando máquinas e equipamentos utilizados na execução das tarefas, minimizando os riscos ocupacionais inerentes ao exercício de uma atividade profissional.
iii
Introdução.
O ambiente de trabalho pode refletir as qualidades de seus funcionários. Por isso é necessário que o ambiente de trabalho seja um local com hábitos sadio e agradável, para que consiga proporcionar aos seus trabalhadores proteção ao executar as tarefas. Desta maneira, o ideal seria que não se ocorresse acidentes, doenças ocupacionais e que existisse um bom relacionamento entre colegas de trabalho e empresa.
Atualmente as empresas almejam a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em seus ambientes de trabalho, por isso elas devem ter por meta a implantação de novas estratégias com a implantação de normas e equipamentos de segurança de trabalho. Pois, a segurança no trabalho proporciona e mantém um alto padrão de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em suas atividades e impedem os danos causados pelas condições de trabalho, pois, protege-os contra malefícios à saúde.
1
DESENVOLVIMENTO.
O termo ergonomia tem origem em duas palavras gregas: o ergon que significa trabalho, e nomos que significa leis. A ergonomia há séculos já vem sendo utilizada, sendo que, foi no agravamento do conflito entre o homem e a máquina. Atualmente ela é utilizada para descrever a ciência de conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa. Muitos autores preferem chamar a ergonomia como Engenharia dos Fatores Humanos, e, a sua maior utilização se refere à interface homem/computador.
...