Café Seleto
Ensaios: Café Seleto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gisele_rm • 24/10/2014 • 1.648 Palavras (7 Páginas) • 684 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de falar e abordar as matérias Administração da Produção, Logística Simulação Empresarial, que foram estudados durante o semestre, E utilizado a empresa de café Seleto. O Café Seleto é uma das marcas mais famosas e queridas do Brasil. Também pudera. Alem de ter um sabor diferente sempre contou com uma propaganda e divulgação e tem o jingle mais conhecido da historia da propaganda brasileira. Essa marca esta novamente no mercado de trabalho com força total. O café Seleto esta com tudo novo e com ele esta vindo muitas novidades. As embalagens estão mais modernas, a campanha publicitária renovada e o café mais saboroso.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Administração da Produção.
Um dos jingles mais conhecidos da história da propaganda brasileira voltou a ser executado nas rádios. Quem nasceu a partir dos anos 1970 certamente vai se lembra dos versos "Na hora de tomar café/ É o Café Seleto/ Que a mamãe prepara/ Com todo carinho". E também se recorda da marca, uma das líderes de mercado há 30 e 40 anos e que, na última década, praticamente desapareceu das prateleiras e da mídia.
O retorno do Café Seleto acontece após marca ter sido comprada em 2012 pelo grupo Foods Alimentos, de Minas Gerais, que atuava até então apenas no atacado e buscava um nome forte para entrar no varejo. Desde o início dos anos 2000, a marca fazia parte do portfólio da multinacional Sara Lee, atual D.EMaster Blenders, dona das marcas Pilão e Café do Ponto no Brasil.
O jingle do Seleto voltou a ser executado nas rádios de São Paulo, mas em versão atualizada. Numa tentativa de reconquista dos consumidores e adaptação ao século XXI, o verso "Que a mamãe prepara", por exemplo, virou "Que a gente prepara". No início do ano. O ritual de fazer café mudou. Eles procurarão atualizar a letra com a realidade de hoje, que não tem mais a ver com aquela história de acordar, escovar dentinhos e depois tomar café, explicou Tarsila Aleixo, diretora da Spicycomm, eles ficaram entre a crua e a espada entre mudar ou não, mas a mudança acabou sendo sutil avaliaram.
O novo Café Seleto é feito com grãos colhidos em Minas Gerais e está sendo oferecido em pó e em cápsulas compatíveis com as máquinas Nespresso.
Foram criadas três versões do novo jingle, em estilo MPB, sertanejo e uma terceira com crianças cantando – usada para o Dia das Mães. "Para o final do ano queremos entrar nas TVs de São Paulo", afirma Rogério Ferreira, sócio e diretor da Seleto Alimentos. A Administração da produção pode ser um grande aliado no âmbito da eficácia da empresa. Com ela podem-se fazer os controles de estoques e demandas, avaliar a viabilidade, aceitabilidade e a vulnerabilidade de seus produtos, pode também a ajudar a escolher novas tecnologias que promovam.
2.3 LOGISTICA
As mudanças não foram feitas sem muitas resistências. O conhecido dono da marca, Rogério Ferreira, falou que ficou convencido depois que participou de umas 20 reuniões "Fui muito resistente, mas eles conseguiram me mostrar que as crianças que ouviam o jingle no passado são os consumidores de café de hoje", diz Ferreira, o mesmo tem 35 anos e confirma que chegou a acompanhar as campanhas de antigamente que muitos passavam nas rádios. Mas, para Kleber Mazziero, especialista em jingles e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a mudança é foi muito arriscada. "O jingle do café Seleto da década de 1970 é, seguramente, um dos dez melhores da história dos jingles do Brasil. Ele tem a característica sonora da música popular brasileira da época, uma melodia cativante e muito bem estruturada", diz Mazziero.Para ele, é um erro retomar um jingle antigo apenas mudando algumas palavras. "O ideal seria fazer uma adaptação mesmo, uma mudança que adequasse o jingle ao contexto histórico e social atual." O que podemos perceber é que o fluxo de mercadorias era muito simples comparado à complexidade atual. A oferta limitada de produtos finais também demonstrava a limitada necessidade de matéria-prima. Assim, o fluxo físico de produtos entre os fornecedores, fabricantes, distribuidores e comerciantes era restrito. O mercado está em crescimento e os avanços nos sistemas de transporte e comunicação permitiram que as novas organizações atingissem mercados cada vez maiores e distantes. Porém a principal preocupação das organizações era ainda no aprimoramento de seu processo de produção a demais atividade da organização – inclui-se aqui as que envolviam o fluxo de mercadorias como transporte, armazenagem etc. – eram encaradas como atividades de apoio. Não existia ainda um ambiente favorável para se pensar em processos logísticos, pois o ambiente das organizações ainda era muito previsível, as empresas produziam para um mercado ainda pouco exigente. Nesse cenário, apesar da expansão das trocas de mercadorias, ainda a mentalidade era de tráfego de produtos.
Hoje a logística na empresa influência diretamente em diminuir o intervalo entre produção de produtos e serviços. Levando aos seus clientes serviços e produtos no tempo e lugar certo, nas condições desejadas ao menor custo possível. Um bom funcionamento do sistema logístico faz com que se tenham menos produtos e menos matérias prima em estoque, isto permite uma grande eficiência que será refletida em melhores índices financeiros. A logística é vista como a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores. As informações recebidas de clientes e sobre eles fluem pela empresa na forma de atividades de vendas, previsões e pedidos. As informações são filtradas em planos específicos de compras e de produção. No momento do suprimento de produtos e materiais é iniciado um fluxo de bens de valor agregado que resulta, por fim, na transferência de propriedade de produtos acabados aos clientes. Assim, o processo tem duas ações inter-relacionadas: fluxo de materiais e fluxo de informações. Dentro dos objetivos mais abrangentes da empresa, o profissional de logística empresarial busca sua própria meta funcional que move a empresa em direção a seu objetivo maior. Especificamente, deseja desenvolver um conjunto de atividades logísticas que resultará no maior
...