Calor Especifico
Monografias: Calor Especifico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielfyamada • 22/9/2013 • 271 Palavras (2 Páginas) • 548 Visualizações
Podemos classificar o poder calorifico de duas formas: PCS (Poder calorífico superior) e PCI (Poder calorífico inferior). A definição de Poder Calorífico é a quantidade de energia por unidade de massa, ou volume no caso dos gases, que é liberada na oxidação de um determinado combustível.
O PCS é dado pela soma da energia liberada na forma de calor e a energia gasta na vaporização de água, ou seja, a água no estado líquido, que se forma numa reação de oxidação, sendo esse valor obtido experimentalmente. Já o PCI é o valor prático, onde é dado apenas pelo primeiro termo, ou seja, a energia liberada na forma de calor, sendo a água nesse caso em toda forma de vapor. O PCI é sempre inferior ao PCS, pois o PCS aproveita a entalpia de condensação da água.
A quantidade de combustível testada é completamente queimada, e o calor liberado é medido através do aumento de temperatura de água. Dentro da bomba, existe uma alta pressão de oxigênio a fim de garantir a combustão total do combustível.
Não foi realizado nenhum experimento, porém podemos ter uma ideia sobre o funcionamento do calorífico utilizado no laboratório. A bomba é constituída por um vaso de pressão de aço inoxidável. Coloca-se a amostra (óleo de mamona e bagaço de cana) em um cadinho de metal, sendo a massa entre 0,4 e 0,7 g. O fio de algodão é usado para dar ignição, que provocará a combustão do fluído. A substancia é completamente isolada em um vaso hermeticamente fechado, onde esse é envolvido por água, onde o aumento de temperatura serve para determinar o calor liberado no processo.
...