Cancer De Mama
Trabalho Escolar: Cancer De Mama. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2548361200 • 23/7/2014 • 1.670 Palavras (7 Páginas) • 1.794 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A palavra câncer tem origem no latim, cujo significado é caranguejo. Tem esse nome, pois as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo, motivo este do câncer ser simbolizando pela figura do caranguejo.
Esta doença tem um período de evolução duradouro, podendo, muitas vezes, levar anos para evoluir até ser descoberta. Atualmente, foram identificados mais de cem tipos desta doença, podendo ser benignos ou malignos.
Devido ao grande número de pacientes com câncer no Brasil cada vez mais aumenta as pesquisas para a descoberta de novos medicamentos para um tratamento que aumente as possibilidades de cura e sobrevida, bem como melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Motivo este de tantas opiniões sobre a origem do câncer.Conforme dados do Ministério da Saúde no município de Três de Maio houve 28 óbitos por tumores no ano de 2004.
O câncer tornou-se um assunto relevante em todos os níveis organizacionais de nossa sociedade, ou seja, órgãos governamentais, profissionais de saúde e, comunidade em geral, pois os óbitos têm aumentado cada vez mais. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de obtenção de informações de estudos recentes sobre o câncer, causas, tipos de tratamento e através deste fazer uma relação do assunto com as disciplinas de biologia, química, física.
1.1 Fatores de Risco
O termo risco refere-se à probabilidade de um evento indesejado ocorrer, ou seja, este termo é utilizado para definir a probabilidade de que indivíduos sem uma certa doença, mas expostos a determinados fatores, adquiram esta moléstia. Os fatores que se associam ao aumento do risco de se contrair uma doença são chamados fatores de risco. (Inca, 2006).
Segundo o Inca (2006) fatores de risco podem ser encontrados no ambiente físico, ser herdados ou representar hábitos ou costumes próprios de um determinado ambiente social e cultural, sendo enquadrados em fatores de risco ambiental e ocupacional.
Sendo que 80% dos casos de câncer estão ligados a fatores ambientais, onde encontramos um número grande de fatores de risco, pois o homem vem alterando muitas as condições ambientais onde o mesmo vive a questão da água, disposição incorreta de resíduos, e as mudanças radicais na forma de alimentação são fatores essências para a ocorrência desta enfermidade.
1.2 Tipos de Tumores
Em relação aos tipos de tumores que são acumulo de células cancerígenas, atualmente estão identificados como aqueles que tem o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se a outras regiões do corpo, recebendo a denominação de maligno sendo que se dividindo rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida se identificados no estágio inicial.
1.3 Tipos de câncer
Existem vários tipos de câncer sendo que os principais são: de pele, boca, colo retal, colo de útero, fígado, estomago, esôfago, pâncreas, laringe, garganta, pulmão, ovário, testículo, leucemia e câncer de mama. Abaixo, um gráfico com as estimativas dos números de casos de câncer para 2006.
2. Tabela I –Estimativa de tipos de câncer no ano de 2006.
.
2.1 Câncer de mama um dos mais freqüentes
O câncer de mama de ainda continua sendo o segundo mais freqüente a nível mundial e lamentavelmente o primeiro entre as mulheres, tendo em vista que os diagnósticos não estão sendo realizados logo no início e as pacientes do Sistema Único de Saúde chegam ao medico com nódulos de 05cm. Os números apontam que a taxa de mortalidade no Brasil devido ao câncer de mama esta muito elevada, sendo que a sobrevida média após cinco anos é de 61% a nível mundial. (INCA 2006)
3. Métodos de tratamento
Atualmente, dispõe-se dos seguintes recursos para o tratamento do câncer: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e imunetarapia que podem ser administrada de forma isolada ou combinada. No caso de câncer de mama a combinação, visa obter maiores índices de cura e desta forma maior preservação da mama, já que estudos revelam que a maioria das pacientes submetidas à retirada total da mama apresenta sintomas de depressão antes e após a cirurgia e desta influencia na qualidade de vida, necessitando de acompanhamentos psicológicos para que o tratamento pós-operatório não seja interrompido.
3.1 Radioterapia
Segundo a Enfermeira Marlene Kaefer este tipo de tratamento utiliza a radiação para matar as células cancerígenas, utilizando vários tipos de energia atingindo o local do tumor podendo ser externa sendo aplicações diárias iniciando sempre pela primeira consulta com médico especialista, sendo realizada no ambulatório. Tendo na maioria das vezes efeitos colaterais como, por exemplo, queimaduras na pele provocada pela Passagem da radiação, dores no corpo, enjôos, cansaço. E perda de apetite. . A radioterapia interna ou braquiterapia é feita uma Vaz por semana.
3.2 Quimioterapia
A quimioterapia é um procedimento que visa à administração de drogas, impedir a reprodução das células cancerígenas, levando-as à morte. Esse procedimento também tem efeitos colaterais como, por exemplo, a queda de cabelos ou de acordo com o tipo de medicamento e do próprio organismo de cada paciente (ENFERMEIRA SANDRA DEL FRARI E ENFERMEIRO ALDENIR ARAÚJO, 2006)
As quimioterapias podem ser aplicadas semanais, mensais ou diariamente conforme orientação médica. Desta forma o paciente deve ter alguns cuidados domiciliares após a sessão sendo sugerido que se ingira líquidos, não usar medicamentos sem orientação médica e ter
...