Canteiro De Obra
Pesquisas Acadêmicas: Canteiro De Obra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunamc123 • 5/11/2014 • 1.651 Palavras (7 Páginas) • 310 Visualizações
1. Introdução 3
2. Planejamento de Obra 4
3. Canteiro de obras 11
4. Anexo 16
5. Conclusão 17
6. Bibliografia 18
1. Introdução
A área da construção civil é frequentemente citada por atrasos na sua execução, tendo seu desempenho abaixo do esperado, e com elevados índices de desperdício de materiais, equipamentos e recursos em geral.
Um dos fatores que mais auxilia no aumento constante deste índice, é a falta de planejamento e organização do canteiro de obras, cujos são executados, somente quando os problemas começam a surgir. Mesmo tendo consciência de que um bom planejamento do canteiro de obras eleva o desempenho da mesma, aumentando a produtividade, reduzindo custos e consequentemente gerando benefícios no decorrer da execução do empreendimento, muitas empresas não dão importância a este item, organizando o canteiro de obras de forma incorreta.
Considerando a necessidade de que o planejamento do canteiro de obras siga procedimentos estruturados, aumentando gradativamente a funcionalidade de todos os sistemas da mesma, gerando benefícios de um modo geral, o presente relatório tem por finalidade apresentar um “checklist” com alguns itens que devem ser levados em consideração no momento de elaborar o layout de um canteiro de obras.
2. Planejamento de Obra
Como já havia sido citado na introdução do presente trabalho, é de suma importância que o canteiro de obras tenha um planejamento referente ao seu layout. O seguimento correto desse processo melhora significativamente o desempenho da mesma, auxiliando no seguimento rigoroso do cronograma da obra, melhorando a qualidade, consequentemente reduzindo os custos finais do empreendimento.
2.1 Normatização
Para iniciar dar início aos trabalhos no canteiro, o planejamento de obras deve esta de acordo com a norma regulamentadora, NR 18, cuja se baseia nas condições e meio de trabalho nas construções, regulamentando e fornecendo orientações sobre os procedimentos obrigatórios de segurança e medicina do trabalho.
2.2 Registro da Obra
Antes de iniciar qualquer tipo de atividade no local da obra, é obrigatório comunicar à Delegacia Regional do Trabalho todos os dados da obra, mais precisamente informando:
- Endereço correto da obra;
- CEI/CGC/CPF do contratante, empregador ou condomínio;
- Tipo de obra que será realizada;
- Datas previstas para o inicio e fim das obras;
- Previsão dos números máximos de trabalhadores durante o decorrer da obra.
2.3 PCMAT
O PCMAT (Programa de condições do meio ambiente e de trabalho na indústria da construção) é um documento completo que dita uma serie de medidas de segurança a serem tomadas durante todo o tempo da obra. Neste documento está incluso os seguintes itens:
- Memorial sobre as condições e meio de trabalho, levando em considerações futuros riscos de acidentes;
- Projetos de proteção coletiva (guarda corpo, fechamento de vãos, entre outros);
- Especificações técnicas das proteções;
- Cronograma para a realização das medidas necessárias;
- Layout do canteiro de obras, indicando os devidos lugares para materiais, maquinários, área de vivência;
- Programa educativo sobre os riscos de acidentes e prevenção dos mesmos para os trabalhadores.
Geralmente o PCMAT é desenvolvido por uma empresa especializada em Engenharia e Segurança do Trabalho, prevendo os futuros projetos de segurança com profissionais qualificados, executando a reavaliação periodicamente, e se necessário, alterar o documento gerando novas metas e prioridades de segurança.
2.4 Planejamento do Layout
Para uma melhor organização de uma obra, é de suma importância que a mesma possua um layout, pois é nele que se encontra o lugar de melhor acesso para carga e descarga de materiais, passagem de pedestres e veículos, espaço apropriado para maquinários, área de vivência, entre outros, garantindo uma melhor organização do canteiro.
Um layout bem elaborado, além de representar uma obra bem organizada, engloba fatores predominantes para o rendimento da mesma, diminuindo satisfatoriamente o deslocamento dos trabalhadores e transporte de equipamentos utilizados diariamente.
Abaixo, seguem os itens que devem ser considerados na elaboração de um layout:
Logística
- Depósito de materiais e descartes;
- Espaço para ferreiros/marceneiros;
- Espaços físicos;
- Outras necessidades.
Área de Vivência
- Dimensionamento das instalações provisórias (escritórios);
- Locação do Almoxarifado;
- Refeitório;
- Sanitários e Vestiários;
- Área de Lazer
- Ambulatório/Lavanderia/Alojamento (se necessário).
2.5 Especificações da Área de Vivência
Área de vivência é um local destinado aos trabalhadores, que serve para o descanso, higiene e permanência dos mesmos, sendo um local onde os trabalhadores passarão maior parte do seu tempo. Tendo isto em pauta, a empresa não só garante o agrado de seus colaboradores, como cumpre a norma (NR 18), onde define que, dar uma boa condição de trabalho, não é um favor e sim, uma obrigação do contratante.
Seguindo o item 18.4.1 da NR 18, os locais da área de vivência devem seguir as seguintes especificações:
...