Canteiro De Obra
Dissertações: Canteiro De Obra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: victordos • 18/3/2015 • 1.570 Palavras (7 Páginas) • 342 Visualizações
Canteiros de obras e seus impactos ambientais
Victor D'Oliveira da Silva
A construção civil tem uma grande parte de responsabilidade dos impactos negativos causados ao ambiente. A parte da obra que responde por uma grande parcela dos mesmos, é o canteiro de obra. Já existem alguns trabalhos que alertam esses riscos do canteiro de obra, principalmente em relação há geração de resíduos e a perda de materiais. Mas se tem outros aspectos preocupantes, como poeiras, poluição do solo, poluição do ar, poluição da água, vibrações, entre outros, não estão recebendo a atenção que deveria ter tanto quanto na área profissional e na área acadêmica. Podemos tomar algumas providência para minimizar ou até evitar os impactos gerados por construções. Já que os materiais da construção civil não são renováveis, podemos utilizar novos materiais ou simplesmente organizar o canteiro de obras para que os resíduos da construção sejam menores e não tenham um grande impacto.
O trabalho tem como identificar tais impactos, comparando as diferentes atividades nos tais canteiros de obras de edifícios com os seus aspectos ambientais.
Introdução:
A etapa de construção de uma obra, em um planejamento de um edifício, significa uma parte grande dos impactos ambientais causados pela construção civil.Uma definição simples de Impactos ambientais, são qualquer alteração do meio ou em algum de seus componentes devido a determinada ação ou atividade, no caso específico da construção civil são vastos os impactos ambientais causados por esta, principalmente na etapa da construção onde podemos ter poluição sonora, poluição atmosférica, alteração do perfil do solo, impactos visuais, etc.
Da mesma forma, uma definição simples de canteiro de obras é dada pela NBR – 12284 que diz que o canteiro de obras é o conjunto de “áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência”. (NBR - 12284), ou seja, podemos definir o canteiro de obras como uma área dentro de uma construção que foi definida ou caracterizada para o armazenamento de materiais de construção, suporte aos trabalhadores e execução da obra, entre diversos outros fatores.
Pode-se separar em dois grupos os impactos causados pelos canteiros de obras: o primeiro, alusivos às interferências nos meios antrópico, físico e biótico e nas suas adjacências; o segundo, em relação às perdas de materiais e a geração de resíduos. Cabe à arquitetura e à engenharia encontrar soluções para minimizar esses impactos e atenuar os efeitos decorrentes destes.
As interferências acarretadas pelos canteiros de obras nas adjacências da obra e nos meios antrópico, físico e biótico, não recebem o devido cuidado das empresas e profissionais e até mesmo na faculdade, mesmo acarretando impactos consideráveis, como poluições e incômodos, impactos ao redor da obra e consumo de recursos naturais. Como efeito, é de suma importância a diminuição desses impactos ou alterações negativas ao ambiente devido a etapa de construção de um edifício.
Existem várias formas de perdas de materiais, agregadas ao edifício, proveniente de furtos ou entulho, porém nesse caso, o que interessa neste trabalho é o entulho devido a geração de resíduos pelo mesmo. Pesquisadores têm dedicado bastante atenção a este assunto. É de suma importância a geração de resíduos nos canteiros de obra, tanto seu quantitativo ( chegando a metade dos resíduos sólidos gerados nas áreas urbanas), como pelos impactos que acarretam, especialmente quando são transferidos para locais inapropriados. O assunto vem sendo pesquisado e analisado com muita atenção devido a sua gravidade e expansão nos últimos anos com o crescimento da construção civil. Soluções estão sendo criadas como a redução da geração de resíduos, reciclagem e reuso.
A diminuição dos impactos danoso prognostica o conhecimento de suas causas. Desta maneira, apesar de os impactos sejam a adversidade, os aspectos ambientais e as execuções associadas devem ser analisadas quanto a intensidade e ocorrência. É de suma importância conhecer os impactos ambientais, principalmente para saber quais atitudes serão prioritárias, tendo em vista que não se pode se proteger contra tudo, pois, geralmente, os recursos acessíveis são restringidos. Desta forma, tendo o conhecimento da intensidade dos impactos e suas consequências, permitem a sua priorização.
A priorização deve ainda conceituar o enredo específico do canteiro, com isso podendo variar com o tipo de terreno, localidade e a legislação. Priorizados os impactos que necessitam ser diminuídos ou exterminado, defini-se as tecnologias e as ações de natureza, com isso, ordenando os recursos que se é necessário, equipamentos a serem locados ou comprados, profissionais a serem treinados ou contratados, ferramentas de gerenciamento a serem praticadas, prazos e custos. São estes conhecimentos que os profissionais de obra necessitam para se ter uma sustentabilidade.
Objetivo:
O trabalho tem como objetivo explorar os impactos ambientais decorrentes das atividades executadas no canteiros de obra e de seus aspectos ambientais, colaborando para a ampliação do âmbito de estudo dos impactos conceituados danosos, em específico para o caso da construção de edifícios.
Escopo:
O trabalho tem como escopo os canteiros de obras de edifícios, abordando os impactos ambientais gerados aos meios físico, biótico e antrópico. São conceituadas as atividades ligadas às distintas fases de execução de uma obra, incluindo a execução de serviços em áreas de conjuntos habitacionais: serviços introdutórios, infra-estrutura, estrutura, cobertura e proteção, pintura, pisos, entre outros. Estão suprimidos os impactos gerados pelos resíduos de construção, proporcionalmente revestidos por outras pesquisas acadêmicas.
Impactos ambientais dos canteiros de obra:
Onde se encontra os canteiros de obras relativamente grandes, de forma que os impactos ambientais gerados por estes sejam da mesma grandeza, se faz imprescindível um estudo mais detalhado, por meio do Estudo de Impactos Ambientais (EIA) e o Relatório de Impactos Ambientais (RIMA), várias obras precisam destes estudos como por exemplo aeroportos, rodovias, portos, entre outros.
No presente em que vivemos,
...