Capital De Giro
Artigo: Capital De Giro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Patriciar • 29/10/2014 • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 370 Visualizações
Etapa 2
Passo 1:
Política de crédito na Gestão de Capital de Giro da empresa
A política de crédito é primordial para nortear e embasar os procedimentos e a operacionalidade dos departamentos de crédito e cobrança, departamento administrativo/ financeiros e vendas.
Ao ser definida a política de crédito a ser seguida, devemos considerar o uso de concessão de crédito para aumentar as vendas, critérios para concessão, diretrizes e delegação de responsabilidades na obtenção de informações necessárias entre os departamentos de créditos e de vendas para a concessão de crédito e o processo de cobrança, procedimentos e normas de cobrança , suspensão ou extinção do crédito de clientes e inadimplentes, administração da carteira do contas a receber, autoridade e autonomia do departamento de crédito em relação a vendas. É muito importante o equilíbrio entre as vendas e a qualidade da carteira a receber.
O objetivo da política de crédito deve ser equilibrar o lucro da empresa , através de uma boa qualidade da carteira a receber , gerenciamento de risco e as necessidades dos clientes. Deve-se atuar taticamente e estrategicamente nas metas e planos da empresa.
Principais tipos de política de crédito:
Crédito Moderado / Cobranças Moderadas:
Politica creditícia ótima.
Este tipo de política de crédito otimiza o crescimento das vendas , condições de recebimento, margens de lucro e fluxo de caixa. Esta política de creditícia geralmente encontra o equilíbrio necessário para o êxito nos negócios.
Crédito Liberal / Cobranças Agressivas:
A empresa que utiliza esta politica de crédito, vende para quase todos os clientes, independe da sua capacidade creditícia, porem a cobrança dos inadimplentes é muito mais agressiva.
A empresa tem um custo auto com pessoal de cobrança e perdas com dividas incobráveis.
Credito Agressivo/ Cobranças liberais:
A concessão de credito é rígida e os ´procedimentos da politica de aprovação de crédito são rigorosamente seguidos. Portanto o procedimento de cobrança é praticamente muito brandamente. A empresa que utiliza esta política de crédito não vai de encontro com as práticas altamente competitivas do mercado atual.
Crédito Agressivo / Cobranças Agressivas:
As práticas de aprovação de crédito são muito rígidas e o acompanhamento da cobrança é muito rápido. Esta política de crédito minimiza perdas de dívidas incobráveis e mantem a carteira a receber em um alto nível de qualidade.
Crédito Liberal / Cobranças Liberais :
A concessão de crédito é feita a praticamente qualquer cliente, independente do seu histórico creditício. E as cobranças são feitas vagamente. Esta política de crédito resulta em menos lucros, ou grandes perdas. As empresas que seguem esta política creditícia torna-se insolventes.
Elementos fundamentais na concessão de crédito
Analisar um crédito significa avaliar os riscos envolvidos em um negócio e a capacidade do cliente liquidar a dívida nas condições contratadas.
Os dados elementares para avaliar um risco de curto prazo são:
Ficha cadastral do beneficiário, com informações garantidoras da operação;
Análise econômico-financeira dos demonstrativos contábeis do proponente;
Tradição do cliente em operações passadas.
Ao se analisar uma operação de crédito devem-se levar em consideração três elementos fundamentais.
Segurança
Liquidez
Rentabilidade
Segurança
Passo 2:
Custos Logísticos
Custos de armazenagem e movimentação
O processo de armazenagem proporciona manter um equilibrio entre a produção e o cliente, visando atender as necessidades previstas e imprevistas; Com as diversidades de produtos e a exigência por parte dos clientes de serem atendidos de acordo com as suas necessidades, não se consegue mais manter uma regularidade entre a produção e a demanda.
Para fazer a armazenagem é preciso uma administração de espaço necessario para manter os estoques e envolve questões relativa á localização, dimensionamento da área, arranjo físico, equipamentos para movimentação e tipo e sistemas de armazenagem.
O processo de armazenagem possui diversas atividades que geram custos para a empresa, como recebimento de materiais, acondicionamento, seleção de pedido ou embarque , etiquetagem, mão -de- obra, manutenção de equipamentos, limpeza e segurança. Estes custos podem ser fixos ou variaveis.
Custos fixos: Quando a armazenagem é própria e, em espaço físico alugado, podendo ser reduzidos pela melhor utilização de layout, reduzindo movimentos desnecessários
...