Capital De Giro
Pesquisas Acadêmicas: Capital De Giro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: amordagabi • 15/9/2013 • 3.045 Palavras (13 Páginas) • 470 Visualizações
I INTRODUÇÃO........................................................................................................ 05
II A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO............................................................ 09
2.1 Componentes do Capital de Giro........................................................................ 12
III GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO......................................................................... 17
3.1 Ativo e Passivo Circulante.................................................................................. 19
IV O FINANCIAMENTO DO CAPITAL DE GIRO..................................................... 29
4.1 Ciclo Operacional................................................................................................ 31
4.2 Conflito Risco-retorno na Gestão do Capital de Giro............................... 33
4.3 Capital de Giro Próprio nulo e de terceiros......................................................... 34
4.4 Administração dos Grupos de Contas do Capital de Giro.................................. 35
4.4.1 Administração do Caixa................................................................................... 35
4.4.2 Administração de Contas a Receber............................................................... 39
4.4.2.1 Clientes......................................................................................................... 40
4.4.2.2 Política de Crédito......................................................................................... 41
4.4.2.3 Concessão de Crédito................................................................................... 42
4.4.3 Administração Financeira de Estoques............................................................ 43
4.4.4 Administração de Valores a Pagar................................................................... 45
V DISCUSSÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS.................................................... 48
VI CONCLUSÃO....................................................................................................... 51
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................... 53
I INTRODUÇÃO:
No tocante à Gestão do Capital de Giro, busca-se contribuir de modo viável e relevante, proporcionando uma visão mais holística em relação ao tema, dispondo de instrumentos para a implantação de ferramentas que serão utilizadas com maior controle ao administrar o Capital de Giro em uma empresa de pequeno porte, visando à importância e a complexidade das responsabilidades do Gestor Financeiro, voltado para o auxílio de empresas que desejam sobreviver no mercado competitivo, além de maximizar e elevar a sua lucratividade, planejando estrategicamente seu futuro financeiro.
Sendo assim, quais as principais dificuldades das empresas de pequeno porte na Gestão do Capital de Giro? Quais os métodos empregados na Gestão do Capital de Giro das Empresas de Pequeno Porte?
Essas considerações introdutórias permitem antever que se trata da gestão dos recursos financeiros e dos resultados econômicos das atividades empresariais de pequeno porte. Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros.
As receitas obtidas com as operações devem ser suficientes para cobrir todos os custos e despesas incorridas e ainda gerar lucros. Paralelamente a esse fluxo econômico de resultados ocorre uma movimentação de numerários que deve permitir a liquidação dos compromissos assumidos, o pagamento de dividendos e a reinvenção da parcela remanescente dos lucros.
A função financeira compreende um conjunto de atividades relacionadas com a gestão dos fundos movimentados por todas as áreas da empresa. Essa função é responsável pela obtenção dos recursos necessários e pela formulação de uma estratégia voltada para a otimização do uso desses fundos. A função financeira tem um papel muito importante no desenvolvimento de todas as atividades operacionais, contribuindo significativamente para o sucesso do empreendimento.
O objetivo deste trabalho é compreender os métodos financeiros adotados por empresas de pequeno porte na gestão do capital de giro, estabelecendo a distinção entre os conceitos, descrevendo o ciclo operacional mostrando sua importância na Gestão do Capital de Giro nas empresas de pequeno porte, discutindo a importância dos índices de liquidez e índice de estrutura na gestão de uma empresa de pequeno porte, bem como destacar a necessidade do planejamento e controle do Capital de Giro, sugerindo alternativas viáveis na gestão de uma empresa de pequeno porte, que pode não ter o retorno financeiro esperado em virtude de diversos aspectos, tais como:
• Ciclo financeiro insuficiente.
• Falta de informações contábeis e financeiras.
• Falta de formação do gestor para trabalhar com as informações.
• Má gestão do Capital de Giro.
• Falta de conhecimento dos princípios contábeis
A escolha do tema surge da análise e da necessidade, dentro das empresas de pequeno porte, de uma melhor gestão dos recursos financeiros obtidos. Investigando de que forma as alterações do capital de giro proporcionam uma solvência financeira, visando o retorno e aplicabilidade aos fins específicos propostos por uma organização.
A pesquisa será bibliográfica, buscando informações em livros, revistas, documentos e Internet. No segundo momento, selecionaram-se os dados que serão registrados em fichas bibliográficas para serem utilizados no desenvolvimento da pesquisa, servindo como base norteadora das análises, interpretações e entendimentos para aceitação ou rejeição das hipóteses. Esse trabalho científico tem como objetivo compreender a gestão do capital de giro em empresas de pequeno porte.
Quanto ao objeto, esse trabalho monográfico consubstancia-se numa pesquisa exploratória
...