TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 1

Exames: Capítulo 1. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

A partir de Netto (2006) e Silva (2009), exponha quais os argumentos explanados por eles, com base na visão marxiana, para defender o caráter fundante do trabalho ao que chamam ser social. Comente aspectos levantando por Marx e/ou por Engels que explicitem características ontológicas que diferenciam o ser social dos demais seres da natureza, relacionando-os com o seguinte trecho escrito por Lukács: "A ciência já está descobrindo as formas preparatórias de passagem de um tipo de ser a outro; e também já foram esclarecidas as mais importantes categorias fundamentais das formas de ser mais complexas, enquanto contrapostas àquelas mais simples: a reprodução da vida em contraposição ao simples tornar-se outra coisa; a adaptação ativa, com a modificação consciente do ambiente, em contraposição à adaptação meramente passiva etc".

2. A partir dos elementos indicados por Silva (2009), comente e desenvolva a assertiva marxiana de que os homens "são o quê e como produzem".

3. Sabendo que na prateleira próxima ao caixa de um supermercado você pode adquirir uma Revista Atrevida e uma pilha alcalina AA pelo mesmo preço, partindo da diferença entre trabalho concreto e trabalho abstrato, na acepção marxiana, explorada em sala de aula e na bibliografia recomendada para a unidade I, explique como é determinado o valor das mercadorias; a diferença entre valor e preço das mercadorias; o que diferencia uma mercadoria da outra; e, o que faz com que mercadorias tão diferentes tenham preços iguais.

4. Com base na bibliografia recomendada para a unidade I e no conteúdo desenvolvido em sala de aula, explique como é determinado o valor da força de trabalho e como ocorre a produção da mais-valia.

5. Considerando a bibliografia básica recomendada e o teor desenvolvido em sala de aula, reflita e comente por que o conteúdo da unidade I: “os sentidos do trabalho” (incluindo todas as variantes: trabalho concreto, trabalho abstrato; trabalho e estranhamento; trabalho produtivo e improdutivo, etc.) é importante para a sua formação acadêmica e para o trabalho do assistente social na contemporaneidade? Explore ao máximo os diferentes aspectos trabalhados nesta unidade.

Trabalho a ser desenvolvido por três grupos, utilizando o teatro como meio:

Grupo 1: Sobre o estranhamento como barreira para o pleno desenvolvimento da personalidade humana:“Meu trabalho seria livre projeção exterior de minha vida, portanto desfrute da vida. Sob o pressuposto da propriedade privada (em troca) é estranhamento de minha vida, posto que trabalho para viver, para conseguir os meios de vida. Meu trabalho não é vida. “ (MARX, 1844, apud Antunes, 2005: 127)

Grupo 2: Sobre o estranhamento como barreira para o pleno desenvolvimento da personalidade humana: “O que é próprio da animalidade se torna humano e o que é humano torna-se animal” (MARX, 1983:154 apud ANTUNES, 2005:128).

Grupo 3: Sobre trabalho produtivo e improdutivo: Um trabalho de idêntico conteúdo pode ser [...] produtivo e improdutivo “.Marx, 2005, p.164). utilize pelo menos 2 exemplos, incluindo o clássico exemplo da cantora.

Tempo de apresentação para cada grupo: 5 minutos

Profª Lucia Lopes e Monitor Thiago

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com