Característica do projeto técnico em relação ao projeto
Seminário: Característica do projeto técnico em relação ao projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcosfaculdade • 24/11/2013 • Seminário • 797 Palavras (4 Páginas) • 424 Visualizações
Passo 2
a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho
artístico.
R: Desenho Técnico – deve ser perfeitamente perceptível e sem ambigüidades na forma como descreve determinado objeto.
Desenho Livre – pode ter, para diferentes indivíduos, várias interpretações e significados do mesmo objeto, além de poder mostrar sentimentos.
b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
R: Os modos mais usados são as representações em vistas e em perspectiva, sendo ambas de extrema importância na descrição de um objeto, contendo particularidades que as recomendam em situações deferentes, consoante a mensagem a transmitir e o leitor a que se destinam.
c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é
necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de
cada país.
R: Para se evitar conflitos de normas de organismos nacionais e internacionais, como por exemplo Euro-Normas(EN), ANSI do continente americano, IPQ de Portugal que produz normas com o prefixo NP, BSI da Inglaterra que produz normas com o prefixo BS e a DIN da Alemanha, todos os países e organizações se baseiam, em primeira instância, as normas ISO ( International Organization for Standardization), podendo haver em aspectos específicos comparações entre a ISO e a NP.
Passo 3
a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.
R: A utilização de escrita normalizada tem como objetivo básico a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.
b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.
R: Os tipos de linhas utilizadas para representar as arestas são: Tipo A2 para aresta visível, Tipo E2 e F2 para aresta invisível.
c) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com
equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de
desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a
desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.
R: Apesar da utilização crescente de programas como o CAD 3D, o desenho feito em papel é muito importante, pois podemos fazer apenas um esboço ou croqui de uma peça, por exemplo, e podemos modificar várias vezes, sem passar por algum programa, ou seja, no papel é colocado a idéia inicial do desenho ou projeto, permitindo assim a visão de muitos detalhes importantes
d) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução
normalizadas nos desenhos técnicos.
R: Redução – deve ser usado quando a dimensão do objeto no desenho é menor que sua dimensão real, escala 1:X com o X >1.
...