Características do conhecimento cientifico
Por: Amanda goçalves • 14/9/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 495 Palavras (2 Páginas) • 7.623 Visualizações
Características do conhecimento científico
Segundo Bunge, o conhecimento científico pode ser relacionado em algumas de suas principais características. Esse conhecimento pode ser de várias maneiras, tais como:
Objetivo, fático: Por alcançar os fatos do mundo como objetos de conhecimento. Aponta originá-los como seria de verdade, independente se haver influência externa.
Analítico: Impõem as dificuldades demarcadas sobre a decomposição dos seus elementos. Assim, buscando entender o mecanismo e as causas de sua ocorrência, pelo os termos estudados.
Específico: Apontando um único tema, que será analisado de modo que metodologicamente o objeto será estudado;
Claro: Buscar o resultado exato, para não haver duvidas que cancelem o estudo da pesquisa.
Distinto: Quando o resultado está pronto depois dos experimentos, ele pode ser diferenciado um dos outros e dados por variáveis.
Universal, comunicável, público: A linguagem científica é comunicável em qualquer região do planeta, não sendo restrita a um setor social ou localidade, pode-se aprender qualquer pessoa que tem interesse.
Verificável: O conhecimento científico vem de um fundamento sólido que com certeza expõe sua exatidão. Essa exatidão vem da obtenção da averiguação ou exames experimentais que é chamado também de verificação.
Metódico: Compara variações infinitas de objetos, não dando o resultado final de todos juntos a levar em consideração sua estrutura, mas sim registrando os objetos que não são iguais.
Sistemático: Mostra que ordenado de maneira que as proposições científicas se liguem, de um modo que as firme. O sistema funciona elevando uma proposição fundamentada, que classifica, relaciona, e paralisa as compatibilidades ou incompatibilidades dos pontos do sistema. Com isso podemos dizer que o sistema dos critérios produz às diferenças, e o método as diferenças produzem os critérios.
Legal: Estuda o caso das supostas "leis naturais" para explicar os conceitos de ordem e regularidade dos efeitos do mundo. Trazendo novos conhecimentos e relações com suas causas por meio desta característica.
Explicativo: Traz uma descrição detalhada dos princípios, processos e as leis que abrangem os fenômenos objetivados. Sobre isso Bunge (1980, p. 30) diria que: “A história da ciência ensina que as explicações científicas se corrigem ou descartam sem cessar”.
Previsível: “Não se limitando ao que já apreendido na experiência, mas projetando-se à empreendimentos e realizações de futuros conhecimentos. A previsão permitida pela ciência torna eficaz o conhecimento, o planejamento, a administração e controle da situação de um estado de coisas, permitindo sua eficiência no asseguramento de suas conclusões. Constrói-se por meio de formulação de hipóteses que prenunciam uma ocorrência provável capaz de ser validada por meio dos métodos e técnicas de que a ciência dispõe.” (KAHLMEYER-MERTENS, 2005).
De forma genérica, os cientistas fazem toda a pesquisa buscando o melhor entendimento, para que os outros cientistas possam repetir. Procuram fazer o experimento e anotações com o maximo de exatidão, para não haver erros.
Se colocarmos que a ciência é um empreendimento, os sócios seriam os cientistas e especialistas, e assim todos deveriam de entrar no consenso de que os procedimentos sejam objetivos. A ciência é uma natureza quase remota que quanto mais objetiva mais se distancia das ciências humanas.
...