Características do gerente organizacional
Resenha: Características do gerente organizacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 0337 • 26/11/2013 • Resenha • 301 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
Características do gestor organizacional
O gestor é em tese,o nosso velho conhecido “administrador”, que complementa suas funções ou habilidades e que devem estar alinhadas às necessidades e exigências do mundo contemporâneo.
No atual cenário de abundante concorrência, fatores que efetivamente tem peso no processo de gestão são aqueles relacionados a qualidade, criatividade, racionalização dos processos, e, todos, com o propósito de eliminar os desperdícios, entre outros, que visam a flexibilização do sistema.
O gestor moderno deve tomar a decisão de assumir responsabilidades para com o meio ambiente, que poderá, eventualmente, sofrer com as atividades produtivas da organização e também participar de ações que promovam o bem-estar social, pelo menos da comunidade de entorno.
As relações da empresa com a sociedade são dinâmicos, pois envolvem aspectos econômicos, sociais, políticos, legais, ambientais e, portanto poderão sofrer variações no decorrer do tempo.
O gestor organizacional deve desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvam o ambiente interno quanto as do ambiente interno, para lidar com os paradoxos da economia em escala global.
O dinamismo e conhecimentos técnicos e conceituais também são características desejáveis, pois o gestor organizacional é responsável por criar e operacionalizar empresas e produtos sensíveis ao consumidor.
Como, em geral as organizações trabalham com o propósito de construir confiabilidade, minimizar os efeitos negativos das fronteiras hierárquicas (conflitos internos) e adquirir capacidade de mudar sempre que necessário e, na velocidade em que os desafios se apresentam, tanto a empresa quanto o gestor organizacional, precisam aprender a aprender, mas, em muitos casos, é preciso desaprender e rápido novos modelos, conceitos, técnicas, e a isso chamamos agilidade, adaptação, flexibilidade, mudança de cultura, transformação, reengenharia e tantos outros nomes.
É importante que o gestor consiga identificar o que cabe a cada pessoa envolvida e os aspectos críticos do processo, para que possa tomar medidas preventivas ou corretivas se necessário.
...