Características econômicas no setor de engenharia civil
Projeto de pesquisa: Características econômicas no setor de engenharia civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cachoeirapta • 15/9/2014 • Projeto de pesquisa • 3.395 Palavras (14 Páginas) • 327 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Economia
14/09/2012
Universidade Anhanguera
Curso: Administração
Desafio – Economia
Semestre 1º
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Economia, do Curso de Administração, do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera - Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Rene Ploeger Mansueli.
São José dos Campos – SP
14/09/2012
Sumário:
Introdução.....................................................................................................1
O que se entende por economia....................................................................2
Várias definições de Economia da Construção Civil...................................3
Caracterização Econômica no Setor da Construção Civil............................3
Estrutura Empresarial no Setor da Construção Civil...................................4
Valor,Custo e Preço.....................................................................................5
Relação entre os diferentes Conceitos........................................................10
Comportamento dos consumidores face ao Valor, Custo e Preço..............11
Crescimento na Construção Civil...............................................................12
Construção Civil no Nordeste....................................................................13
Estado do Ceará..................................................................................................14
Taxas da Economia.....................................................................................18
Conclusão...................................................................................................19
Referencias Bibliográficas:..........................................................................20
Introdução:
O que a economia nos lembra, no dia-a-dia, é que vivemos num mundo de escassez. A felicidade até existe, mas não está ao alcance de todos. No mundo material, o conceito de felicidade aproxima-se do sonho de consumo de cada um. “Dinheiro não trás felicidade”, costuma-se dizer. “Mas compra”, acrescentaria um economista. A realidade nua e crua, em geral, choca as pessoas. Daí resulta, acredito, a fama de “desmancha prazeres” que os economistas, injustamente, adquiriram.”
Por economia entende-se o estudo de como a sociedade administra os seus recursos escassos. Esta deriva do termo grego que significa “aquele que administra o lar”, podendo-se retirar o significado de economia na observação da administração de uma casa onde existem diversas decisões a serem tomadas, diversas atividades a serem executadas e onde os recursos são escassos. Na maioria dos casos, quando uma determinada tarefa tem que ser realizada, existem inúmeras maneiras de fazê-lo. Tanto na vida profissional como pessoal, a escolha da maneira de realizar essa tarefa estará sempre ligada a aspectos econômicos, seja de modo a diminuir os custos ou a aumentar os lucros.
O que se entende por Economia
Definição: Economia, ou Economia Política, é o estudo das atividades que, com ou sem dinheiro, envolvem transações de trocas entre pessoas 2. Economia é o estudo da maneira pela qual os homens decidem utilizar os recursos produtivos escassos ou abundantes, para produzir varias mercadorias e distribuí-las a vários membros da sociedade, para o consumo. 3. Economia é o estudo de homens em sua atividade comum, ganhando e desfrutando a vida. 4. Economia é o estudo da maneira pela qual a humanidade realizada a tarefa de organizar suas atividades de consumo e produção. 5. Economia é o estudo da riqueza. 6. Economia é o estudo de como melhorar a sociedade. Economia é como os homens e a sociedade decide, com ou sem utilização do dinheiro, empregar recursos produtivos escassos, que poderiam ter aplicações alternativas, para produzir diversas mercadorias ao longo do tempo e distribuí-las para consumo, agora é no futuro, entre diversas pessoas e grupos da sociedade. Ela analisa os custos e os benefícios da melhoria das configurações de alocação de recursos.
Todo país possui uma população economicamente ativa (PEA) e uma população economicamente inativa (PEI). A PEA corresponde às pessoas que trabalham e possuem vínculo empregatício ou que estão procurando trabalho. Já a PEI são pessoas que se encontram inseridas no mercado informal, os desempregados a mais de um ano, aposentados, donas de casa e os jovens (crianças e adolescentes com idades impróprias para o trabalho).
Em relação à população economicamente ativa, existe uma divisão segundo os setores de atividades, ou seja, cada trabalhador atua em um determinado setor da economia. Desse modo, essa população está distribuída nos três setores de atividade econômica, são eles:
O setor primário abrange todas as atividades produtivas envolvidas com a agricultura, a pecuária e o extrativismo (mineral, animal e vegetal), que estão relacionados à exploração dos recursos naturais e à produção de matéria-prima que será absorvida por outro setor da economia (secundário). O setor secundário integra atividades voltadas para a indústria, produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia. A indústria, por exemplo, é responsável pela transformação dos recursos naturais e da matéria-prima (proveniente do setor primário) em bens de consumo e produtos industrializados que serão comercializados em outro setor da economia (terciário). O setor terciário representa as atividades
...