Cargos E Salarios
Exames: Cargos E Salarios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NIKOLAS10 • 2/12/2013 • 6.478 Palavras (26 Páginas) • 377 Visualizações
Hoje, acredita-se que o bom desempenho de uma organização está intimamente ligado à administração de pessoal. As pessoas desempenham suas atividades com mais atenção e vontade quando a empresa oferece condições adequadas para desenvolve-las. A valorização é outro ponto que possibilita as pessoas se sentirem motivadas. Entendendo que a organização reconhece seus esforços e da recompensas adequadas para este desempenho, as pessoas trabalham melhor, dentro de um ambiente favorável.
O salário visto de maneira isolada não pode ser considerado como fator motivacional, pois é apenas a recompensa pelo trabalho prestado pelo funcionário. Porém, quando analisado o aspecto que o salário é capaz de satisfazer as necessidades das pessoas, ou que esta em equilíbrio interna e externamente, pode fortalecer aspectos motivadores das pessoas no que tange a valorização. Dentro desse contexto, a administração de recursos humanos vem ganhando destaque no cotidiano organizacional. As empresas passam a se preocupar em encontrar uma forma de manter seus funcionários motivados acreditando que possa acarretar em um melhor desempenho.
Seguindo esse raciocínio, em uma organização onde não existem premissas para a administração de pessoas, um possível ponto de partida é o plano de cargos e salários. Depois de bem estruturados os cargos da organização, assim como definidas as políticas de remuneração, o responsável pela area de recursos humanos da empresa terá embasamento na definição de um perfil de funcionário a ser recrutado ou admitido, de que forma ele precisará ser treinado, clareza na cadeia hierárquica da empresa, implantação de uma avaliação de desempenho justa e possibilidades de valorização e crescimento de profissional. Isso poderá acontecer pela elaboração do catalogo de cargos, que 6 o produto final do trabalho. Nele constam todos os cargos da empresa, requisitos para ocupá-los e as tarefas a serem desenvolvidas pelos profissionais.
0 plano de cargos e salários desenvolvido por este estudo é direcionado para a empresa Automatiza Indústria e Comércio de Equipamentos Eletroeletrônicos, que é uma indústria de equipamentos de segurança patrimonial, focada na linha de controles de acesso. Está localizada no município de Palhoça, na Região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina. Além da matriz, tern dois escritórios de vendas, localizados em São Paulo e Curitiba. Em Belo Horizonte também ha um profissional atuando na area de vendas. A empresa atua há nove anos no mercado e tem clientes por todo o Brasil.
Dentro da realidade organizacional da empresa, não existe nenhuma area ou profissional focado exclusivamente na administração de pessoas. As únicas atividades realizadas pela empresa com este fim são executadas pelo setor administrativo. São atividades meramente essenciais ao funcionamento da organização, básicas ao funcionamento de qualquer empresa. Tais atividades são voltadas a. elaboração de folha de pagamentos, administração de férias, do ponto e de contratação de pessoas. Vivendo um contexto de plena expansão no mercado, com um aumento do número de funcionários e crescente necessidade da empresa em estruturar suas atividades de Recursos Humanos, a elaboração de um Plano de Cargos e Salários seria o primeiro passo para efetivamente implementar sua gestão de pessoal. Consciente da realidade da empresa e atendendo seus anseios, apresenta-se o problema de pesquisa que rege o trabalho: quais parâmetros devem ser considerados para elaborar um plano de cargos e salários para a empresa Automatiza?
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Administração de recursos humanos e gestão de pessoas:
Segundo Gil (1994, p.13), a "administração de recursos humanos (ARH) é o ramo especializado da Administração que envolve todas as ações que tem como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento da produtividade.” E a area que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção controle e avaliação de pessoas.
A ARH surgiu em decorrência do crescimento das organizações e do aumento da complexidade de tarefas no que se refere a pessoas. É uma area multidisciplinar que envolve conhecimentos de sociologia, psicologia, direito trabalhista, medicina do trabalho, entre outros (GIL, 1994), Este mesmo autor ainda define algumas funções básicas de um profissional de RH:
a) comunicação eficaz com direção, gerência, empregados e públicos externos;
b) propor critérios para o processo de recrutamento e seleção;
c) definir padrões de avaliação de desempenho;
d) avaliar cargos e funções na empresa, visando identificar requisitos para os cargos;
e) avaliar o valor relativo de cada cargo;
f) estruturar o treinamento e desenvolvimento de pessoas
g) conduzir reuniões para orientação e discussão em assuntos relativos à RH; e
h) fornecer assessoria a direção e gerências nos mais diferenciados assuntos.
O mesmo ponto de vista 6 apresentado por Chiavenato (2002), que define a ARH como uma area interdisciplinar, que envolve uma multiplicidade de campos de conhecimentos, como técnicas de entrevista, aprendizagem, mudança, saúde, carreiras e cargos, satisfação de pessoas, salários, entre inúmeras outras. Tais aspectos referem-se tanto a aspectos internos como a aspectos externos ou ambientais da organização. As pessoas constituem os sujeitos de aplicação das técnicas de ARK. 18 .
Para Dutra (2002), as pessoas passaram de ser encaradas como um simples recurso para as organizações, devido As grandes mudanças que ocorreram nas Ultimas décadas, principalmente no que tange as estruturas organizacionais, padrões de comportamento e culturais. As pessoas passam a ter um papel ativo no dimensionamento de sua relação com a empresa, em que ela deve ser responsável pela concepção e negociação de seu projeto profissional e pessoal. A empresa, cabe estimular e dar o suporte necessário para que as pessoas possam trabalhar da melhor forma possível. O resultado é uma maior flexibilidade, melhoria da relação entre pessoas e a eficiência organizacional.
A gestão de pessoas é entendida como uma flingdo desde a abordagem de Fayol, que -em 1916 descreve as funções essenciais existentes em qualquer empresa, funções estas como treinamento, motivação, remuneração e manutenção de pessoal. No entanto, conforme apresenta Likert (apud Chiavenato, 2002), a ação administrativa
...