TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cargos E Salarios

Trabalho Escolar: Cargos E Salarios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  3.150 Palavras (13 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 13

ETAPA 1 – AULA TEMA: SALÁRIO E MOTIVAÇÃO

Definições

Salário: O conceito de salário refere-se à remuneração regular atribuída pelo exercício/desempenho das funções no âmbito de um emprego/trabalho. O termo deriva do latim salarĭum, que está relacionado com o “sal” (outrora, era a forma primária de pagamento).

Motivação: Motivação é um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, e é um termo oriundo do latim. Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam.

Indiretamente o salário é o fator que motiva o funcionário, mas as necessidades dos funcionários não se baseiam somente no conforto que o salário pode trazer. De acordo com as teorias de Maslow, Herzberg e Mc Clelland, após pesquisas realizadas a partir da motivação, necessidades e da satisfação profissional, todas as teorias se fundem e baseiam-se em necessidades fisiológicas, de segurança, social, autoestima, auto realização, fatores extrínsecos e intrínsecos, realização, poder e afiliação.

Segundo Abraham Maslow, o homem é um animal dotado de necessidades; assim que uma de suas necessidades é satisfeita, surge outra em seu lugar.

Sabemos também, que existem outros fatores para que a satisfação seja completa. Benefícios são bem vindos, até mesmo porque é um atributo do salário. Principalmente quando vem pra dar mais segurança e conforto, contribuindo mais e mais na melhoria e desempenho do funcionário na organização.

Motivar é elevar a capacidade do funcionário a estar sempre disposto e fazer seu trabalho com total eficácia.

A motivação significa provocar movimento, é um processo que ocorre de forma íntima, devendo levar a um estado de satisfação.

A produtividade aumenta, e a satisfação é plena dentro da organização. Sabemos que muitas pessoas, são movidas a dinheiro, que para elas quanto mais elas trabalham, mais tem direito a receber.

A equipe de Recursos Humanos da empresa tem que ter um planejamento adequado, para que seus funcionários estejam sempre satisfeitos. Saber analisar cuidadosamente, cada necessidade do empregado. Mostrando para eles que o salário é um dos fatores que os motivam, mas que também existem outros meios motivacionais.

São estes e outros fatores que junto com o salário motivam os colaboradores, os benefícios citados acima, o treinamento e desenvolvimento para que os colaboradores aprimorem seus conhecimentos e obtenham sucessos em suas realizações, o clima organizacional, relacionamento interpessoal também é outro fator em que a empresa deve demonstrar interesse pelos seus colaboradores que são seus clientes internos, a humanização dentro da empresa permite com que os colaboradores se sintam amparados na questão de autoestima, afiliação e comportamentos intrínsecos que de certa forma provocam motivação. Todos esses fatores em conjunto descrevem bem as teorias citadas no começo, de condições físicas de trabalho, salários, segurança, relações interpessoais, ego, realização, possibilidades de desenvolvimento, condições chaves para que o colaborador possa ser motivado.

Podemos então afirmar que o salario analisado isoladamente não pode ser considerado um fator motivador. Conforme falamos há vários fatores que junto com o salário motiva os funcionários de uma organização. Quando trabalhamos no que gostamos tudo se torna melhor, é isto por si só já se torna um fator de motivação. O salário é a recompensa do trabalho que fazemos todos os dias, é a busca pela nossa sobrevivência. Diante desta pratica a empresa deve usar o salário como um componente a mais para a motivação, porém o salario quando analisado isoladamente não se torna um fator motivador. Com o mundo globalizado e as novas técnicas o RH estratégico já consegue identificar nos dias de hoje outras necessidades nos funcionário. Como ser reconhecido pelo seu trabalho e esforço, como uma consultoria para desenvolvimento próprio do seu perfil profissional e pessoal. Como cursos oferecidos pelas empresas para aumentar sua capacitação e vários outros itens que hoje a área de Recursos Humanos consegue identificar através de avaliações.

A motivação muitas vezes depende de cada um de nos, não precisamos esperar que os outros nos motivem ou ficarmos dependentes de fatores externos para termos motivação. Temos que ter em mente que a motivação em primeiro lugar deve ser nossa.

HISTÓRICO DA EMPRESA NA QUAL SERÁ DESENVOLVIDA A ATIVIDADE:

Nome: Solução Sistemas de Higiene e Limpeza LTDA

Localização: Av. Jônia 520, São Paulo/SP

Segmento em que atua: Terceirização de Mão de Obra

Porte / Tamanho: Médio

Missão e valores: “Prestar serviços de limpeza e conservação, visando atender às necessidades e expectativas de nossos clientes, com soluções mais efetivas e buscar as melhorias contínuas do nosso sistema de gestão de qualidade.”

A Solução compromete-se a transformar esta política da qualidade em realidade através da superação dos níveis de desempenho, por meio de aprendizado contínuo.

Público alvo: Empresas contratantes de serviços terceirizados.

Quantidade de funcionários: 500

Nome e cargo de quem passou as informações: Monique de Oliveira Pimentel. Auxiliar de Recursos Humanos.

ETAPA 2 – AULA TEMA ANÁLISE DE CARGO. AVALIAÇÃO DE CARGOS.

Definição

Avaliação de cargos: CONCEITOS PRELIMINARES

CARGO é um conjunto de funções semelhantes, na maioria dos aspectos mais importantes das tarefas que as compõem.

Exemplo: Almoxarife.

SALÁRIO é o conjunto de remuneração básica atribuída a determinado cargo.

Exemplo: Valor do salário-base R$ 1.000,00. Antecipação da data-base da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com