Cargos E Salarios
Exames: Cargos E Salarios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: feandradee • 31/5/2014 • 1.215 Palavras (5 Páginas) • 911 Visualizações
1. Defina Salário, Salário Direto e Indireto, Salário Real e Salário Normativo ou Piso Salarial.
Salário- Forma de recompensa para um empregador ou empregado em função de um cargo.
Salario Direto - É aquele percebido exclusivamente como contraprestação do serviço no cargo ocupado (mensalista ou horista). Inclui: Salário Base, Comissões e Prêmios.
Salario Indireto – É o salário decorrente da legislação trabalhista, de cláusulas da convenção coletiva de trabalho e da política de compensação da organização. ( Com todos os benefícios).
Salário Real - Representa a quantidade de bens que o empregado pode adquirir com o volume de dinheiro que recebe e corresponde ao poder aquisitivo, ou seja, o poder de compra, a quantidade de mercadorias ou serviços que pode ser adquirida com o salário. Assim, a mera reposição do valor real não significa aumento salarial: o salário nominal é alterado para proporcionar o salário real equivalente em período anterior. Daí, a distinção entre reajustamento do salário (recomposição do salário real) e aumento real do salário (acréscimo do salário real).
Piso Salarial e Salário Normativo – Por meio de sindicatos representativos das categorias econômicas e profissionais, decorrentes de convenção ou acordo coletivo de trabalho, fica assegurado o piso salarial ou salário normativo mensal, a todos os emprega dos componentes da categoria profissional representada desde que o valor seja superior ao salário mínimo.
Em outras palavras, é o menor salário que deve ser pago para os profissionais de determinada categoria sindical.
Atenção: Menor Salário e NÃO Salário Mínimo.
Ao empregado que recebe exclusivamente comissões, quando o total das comissões não atingir o valor referido, será garantido o piso salarial ou salário normativo.
2. Explique o Composto Salarial.
Composto Salarial: Conjunto de fatores internos e externos que condicionam os salários.
Composto: Que é formado por dois ou mais elementos. Complexo de várias coisas combinadas. Conjunto, todo.
3. Defina Remuneração.
É a soma do Salário Direito e Salário Indireto.
A Remuneração é a recompensa total que o empregado aufere sob todas as formas possíveis.
4. Cite exemplos de Recompensas Não-Financeiras.
Oportunidade de crescimento e desenvolvimento, auto-estima e status, promoções, flexibilidade, área de lazer e descanso, premiações em produtos e serviços.
5. Cite os principais modelos de Remuneração Variável ou Flexível.
Planos de bonificação anual, stock options, incentivos gerenciais, participação nos lucros e resultados, remuneração por competência.
6. Conceitue Remuneração Variável ou Flexível.
7. Fale sobre o Plano de Bonificação Anual e Stock Options.
Bonificação Anual: Trata-se de um valor monetário oferecido ao final de cada ano a determinados colaboradores (executivos, gestores e profissionais de alta performance) em função de sua contribuição ao desempenho da organização.
Stock Options: Opção (direito) de com pra ou concessão (distribuição gratuita) de certo número (lote) de ações da empresa a um dado preço, dentro de um período de tempo e conforme critérios previamente estabelecidos pela empresa. Essas ações só podem ser negociadas com a própria empresa, geralmente em três situações:
● por opção do empregado enquanto perdurar o contrato de trabalho;
●por ocasião da sua aposentadoria;
●por ocasião do seu desligamento, independentemente do motivo.
8. Fale sobre Remuneração por Competência.
É o sistema de remuneração variável ou flexível que premia certas habilidades técnicas ou comportamentais do colaborador.
9. Conceitue Administração de Salários e explique suas formas de equilíbrio (interno e externo).
É o conjunto de normas e procedimentos utilizados para estabelecer e/ou manter estruturas de salários eqüitativas e justas na organização.
Uma estrutura salarial é um conjunto de faixas salariais relacionado com os diferentes cargos existentes na organização.
Equilíbrio interno: Ou seja, consistência (coesão, harmonia) interna entre os salários em relação aos cargos da própria organização. O equilíbrio interno exige estrutura salarial justa e bem dosada. O equilíbrio interno é alcançado por meio de informações internas obtidas através da avaliação e classificação de cargos, que geralmente são baseadas em um programa prévio de descrição e análise de cargos.
Equilíbrio externo: Ou seja, consistência externa dos salários em relação aos mesmos cargos de outras empresas que atuam no mercado de trabalho. O equilíbrio externo exige uma estrutura salarial compatível e adequada com o mercado. O equilíbrio externo é alcançado por meio de informações externas obtidas através de pesquisa salarial.
10. Cite os objetivos da Administração de Salários.
1. Remunerar cada empregado de acordo com o valor do cargo que ocupa.
2. Recompensá-lo adequadamente por seu desempenho e dedicação.
3. Atrair, reter e manter talentos para a organização.
4. Ampliar possibilidades de desenvolvimento profissional e encarreiramento.
5. Motivação e comprometimento do pessoal.
6. Aumento da produtividade e qualidade no trabalho.
7. Tratamento justo e equitativo às pessoas.
8. Manter equilíbrio entre os interesses financeiros da organização e sua política de relações com os empregados.
9. Cumprimento da legislação trabalhista etc.
11. Cite as fases
...