TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cargos E Salarios

Trabalho Universitário: Cargos E Salarios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  6.303 Palavras (26 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 26

• ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS TRABALHISTAS

SUMÁRIO

• Introdução

• Afinal, o salário é fator motivacional?

• Teoria da hierarquia das necessidades – Maslow

• Teoria dos Fatores Higiênicos e motivacionais de Herzberg

• Teoria da motivação pelo êxito e/ou pelo medo de Macclelland

• Empresa Love Frutos

• Questionário Aplicado na empresa

• Descrição dos cargos da empesa

INTRODUÇÃO

Todos possuem necessidades que são comuns à sua natureza humana e também valorizam alvos que podem ser muito semelhantes. Todos tem uma via preferencial de ação, ou seja, a forma pela qual as pessoas escolhem para lidar com as diferentes situações que se apresentam no decorrer da vida.

Motivação é um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, e é um termo oriundo do latim. Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e muitas vezes, alguns, acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas.

A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de automotivação, ou motivação intrínseca. Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação.

Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Necessidades fisiológicas, segurança, sociais, estima e auto realização.

Para Frederick Herzberg, a motivação é alcançada através de dois fatores:

Fatores higiênicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los. Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto realização gerada através de seus atos.

Já David McClelland identificou três necessidades que seriam postos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização. Para McClelland, tais necessidades são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.

Como fator de motivação extrínseco temos o salário. O salário é o rendimento que os trabalhadores auferem em troca do trabalho que despendem no processo produtivo. Por outras palavras, o salário mais não é do que o preço pago aos trabalhadores em troca de determinada quantidade de trabalho. Sendo um preço, o salário é estabelecido, tal como qualquer outro preço, no mercado através do encontro entre quem oferece trabalho e quem o procura.

Afinal, o salário é fator motivador?

A motivação é aquilo que move o ser humano, ou seja, o faz agir de uma maneira ou de outra e tomar determinadas posturas.

Ao estudarmos o ciclo motivacional verificamos que toda pessoa tem um equilíbrio interno que de acordo com um estímulo ou incentivo faz surgir uma necessidade. Toda vez que surge uma necessidade, está rompe o estado de equilíbrio da pessoa gerando uma descarga de tensão e um comportamento ou ação que poderá levar a pessoa a ter satisfação ou insatisfação. A insatisfação da necessidade produzirá um estado de frustração. Se a pessoa encontrar satisfação das suas necessidades ela volta ao estado de equilíbrio anterior, se ajustando novamente ao ambiente.

As pessoas desejam dinheiro porque lhes permite além da satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança, também dá plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e auto realização.

O salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente, pois é um meio e não um fim. A troca da produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a sua sobrevivência. O salário associado a outros fatores como satisfação, bem estar, bom relacionamento e gostar do seu trabalho se torna algo motivador.

O salário passa a ser um excelente motivador a partir do momento que a pessoa perceba a diferença entre remuneração e de desempenho.

TEORIAS MOTIVACIONAIS

Teoria da Hierarquia das Necessidades – Maslow

A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhumas pessoas procurarão reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.

Estuda a motivação através das necessidades dos seres humanos. Maslow, o autor da teoria, considera “necessidade”, a manifestação natural de sensibilidade interna, que desperta uma tendência a realizar um ato ou a procurar uma determinada categoria de objetos.

Maslow organizou as necessidades humanas em cinco categorias hierárquicas, conforme sua predominância e probabilidade:

TEORIA DOS FATORES HIGIÊNICOS E MOTIVACIONAIS DE HERZBERG

A Teoria de Frederick Herzberg foi, desde o início, baseada no estudo das atitudes e motivações dos funcionários dentro de uma empresa.

Os estudos incluíram pesquisas, onde os trabalhadores de diversas empresas eram estimulados a explicitar quais seriam os fatores que os desagradavam, assim como os que os agradavam na empresa. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de Motivadores. Aqueles que desagradavam levaram o nome de fatores de Higiene. Por isso, a teoria é mais conhecida como "a Teoria dos dois fatores de Herzberg: Motivação - Higiene".

Fatores Higiênicos: Ou fatores extrínsecos, pois se localizam no ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com