Cargos E Salários
Trabalho Escolar: Cargos E Salários. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RaphaelaPereira • 27/11/2013 • 313 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
De acordo com o proposto, estamos sintetizando relação da motivação com o salário do trabalhador.
O significado do salário vai além do que representa, pois como poder de compra e tem e econômico, que não pode ser ignorado com chances de falha na sua administração.
A realidade de mercado expõe que as empresas pagam aos seus colaboradores um salário abaixo do mercado, mas que venha sendo contemplado com aumentos periódicos e personalizados reage mais positivamente do que outro que, estando com salário acima do mercado, não venha tendo melhorias salariais.
É verdade, por outro lado, que o salário não é o único fator a interferir na motivação das pessoas no trabalho, nem o mais importante. Outros fatores estão presentes na vida do indivíduo devem e ser analisadas dentro desse contexto para não sermos tentados a tratar o salário ou questões salariais como únicas, pois temos a certeza que fatores psicológicos são de extrema importante para a realização e satisfação das pessoas.
Abraham Maslow desenvolveu a teoria que chamou de “Hierarquia das Necessidades” e procurou demonstrar que as necessidades humanas aparecem numa certa ordem de prioridades: fisiológicas, de segurança, de associação, de auto-estima e de realização. De acordo com essa teoria, o salário está em geral ligado às necessidades básicas, embora os salários mais altos satisfaçam as necessidades de segurança e de relacionamento social. A “distinção salarial”, feita através de aumentos e outras formas, satisfaz em parte a necessidade de reconhecimento. Entretanto, como o efeito da “distinção salarial” tem curta duração, se essa for a única manifestação de reconhecimento recebida pelo colaborador, a necessidade não será plenamente satisfeita.
Entre outras coisas, essas teorias mostram que poderão ser improdutivos os programas e ações de Gestão de Pessoas destinada a satisfazer necessidades superiores, se as necessidades básicas, como o salário, não estiverem resolvidas.
Outros estudiosos como Frederik Herzberg e David MacClelland também desenvolveram suas teorias, segue as comparações na tabela a baixo.
...