TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cargos E Salários

Dissertações: Cargos E Salários. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CARGOS

Dentro das empresas existem funções diferenciadas que são agrupadas em sistemas de cargos. Cada pessoa ocupa um determinado cargo na organização, devendo cumprir as atividades, deveres e seguir um determinado comportamento dentro da entidade, derivado dessa posição ocupada (GIL, 2007). O cargo é constituído por um grupo de ações e deveres associados. Os deveres de um cargo abrangem vários setores do trabalho. Essa divisão de trabalho faz a distinção entre os cargos, para não haver conflito dos serviços. Cada funcionário deve fazer o que é atribuído pelo seu cargo especifico, e se deslocado para outro setor, deve se adaptar a nova tarefa (BOHLANDER, SNELL, SHERMAN, 2005).

Cargo é um grupo de atividades e deveres relacionados. Seus deveres compreendem unidades naturais de trabalho similares e relacionados, devem ser claros e distintos em referencia a outros cargos (BOHLANDER, 2005)

Tarefas ou atribuições são as atividades individualizadas executadas pelo ocupante de um cargo. Há quem procure distinguir tarefa de atribuição. A tarefa referir-se ia a cargos simples, cujas atividades são repetitivas e a atribuição a cargos que envolvem atividades mais complexas de natureza técnica ou administrativa. Fica claro, portanto, que todas as atividades desenvolvidas pelas organizações para o alcance de seus objetivos gravitam em torno dos cargos (GIL, 2007).

Cada cargo possui sua importância para realizar a soma dos trabalhos da organização, por isso o ocupante do cargo deve assumir a responsabilidade pelo seu trabalho. Nem todas as pessoas têm vocação para qualquer tipo de serviço e descobrir essa vocação não é fácil. O pessoal de Recursos Humanos (RH) da empresa precisa encontrar e tornar as pessoas satisfeitas e dedicadas a determinado cargo que escolheram, eliminando os profissionais insatisfeitos e frustrados com seus empregos (BHERING, 2014).

“Definir papéis não constitui tarefa simples, pois, se por um lado, eles envolvem aspectos bastante óbvios, como as tarefas que são confiadas aos empregados, por outro, envolvem aspectos mais sutis, tais como as regras sobre o modo de se vestir ou o uso de palavras, cuja assimilação, de modo geral, é feita de maneira informal” (GIL, 2007, p. 172).

Conforme afirma Queiroz (2011, p. 17) “a importância do empregado em assumir a responsabilidade pela gestão de sua carreira é recorrente. Entretanto, ele, sozinho, nem sempre atinge o sucesso”, pois a gestão de carreira depende de três variáveis, sendo o empregado, a liderança e a organização. “Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em investir com trabalho, dedicação e esforço pessoal, com os seus conhecimentos e habilidades desde que receba uma retribuição adequada. As organizações estão interessadas em investir em recompensas para as pessoas desde que delas possam receber contribuições a alcance de seus objetivos” (CHIAVENATO, 2010, p. 279)

2.2 REMUNERAÇÃO

Em empresas com fins lucrativos, os funcionários não trabalham de graça, as pessoas tentam cumprir o trabalho, as metas e os objetivos em troca de uma remuneração significativa ao seu trabalho e esforço, pois, como um investidor, todos querem retorno para algo investido (CHIAVENATO, 2010).

Nos últimos anos, as entidades perceberam que os sistemas tradicionais de remuneração foram trocados por novas estruturas, estratégias e processos de trabalhos, então, começaram a procurar soluções de remuneração mais compatíveis com o novo foco em valores como qualidade, serviço ao cliente, trabalho em equipe e produtividade (GIL, 2007)

As empresas têm um conjunto de despesas para remunerar as pessoas, chamado massa salarial. ”São componentes da massa salarial, a remuneração fixa, remuneração variável, remuneração indireta e encargos sociais” (DUTRA, 2012, p.10).

Para Chiavenato, (2010, p. 280) “Na maioria das organizações, o principal componente da remuneração total é a remuneração básica, que é o pagamento fixo que o funcionário recebe, sendo ele salário mensal ou pagamento por hora. O segundo componente da remuneração total são os incentivos salariais, que recompensam funcionários com bom desempenho. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com