Cargos E Salários
Monografias: Cargos E Salários. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarinaDiniz • 9/3/2015 • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 423 Visualizações
1) No que se constitui qualquer atividade organizacional?
A atividade organizacional em geral e a atividade empresarial em particular são geralmente abordadas como um sistema aberto, em um contínuo processo de conversão de vários recursos em saídas ou resultados. Esse processo de conversão envolve uma combinação ótima de entradas - como capital, tecnologia, matérias- primas,esforço humano, competências etc. - em um conjunto de atividades integradas para produzir um resultado desejado.
2) Qual é a visão tradicional dos economistas quando se pensa na administração de recursos de uma organização?
Do ponto de vista dos economistas clássicos, quando os três fatores de produção – natureza, capital, e trabalho - são reunidos e combinados adequadamente através de uma inteligente administração, cria-se mais capital ou riqueza. Esse emergente sistêmico é uma característica ímpar dos sistemas abertos a que se dá o nome de sinergia.
3) Quais são as recompensas que um empregado espera receber?
Boa parte da riqueza gerada pela organização passa aos funcionário sob a forma de salários, prêmios, benefícios sociais e demais encargos deles decorrentes.
4) No que se compõe a compensação financeira?
Compensação é a área que lida com a recompensa que cada indivíduo recebe como retorno pela execução de tarefas organizacionais. É basicamente uma relação de intercâmbio entre as pessoas e a organização. Cada funcionário transaciona com seu trabalho para obter da organização as recompensas financeiras e não financeiras que espera receber. A compensação financeira pode ser direta ou indireta.
5) O que é salário direto? O que é o indireto?
O salário direto é aquele percebido exclusivamente como contraprestação do serviço no cargo ocupado. No caso dos empregados horistas, corresponde ao número de horas efetivamente trabalhadas no mês (excluindo-se o descanso semanal remunerado). No caso dos mensalistas corresponde ao salário mensal percebido. O salário indireto decorrente de cláusulas da convenção coletiva do trabalho e do plano de benefícios e serviços sociais oferecido pela organização. O salário indireto inclui: férias, gratificações, gorjetas, adicionais (de periculosidade, de insalubridade, adicional noturno, adicional de tempo de serviço etc.), participação nos resultados, horas extraordinárias, bem como o correspondente monetário dos serviços e benefícios sociais oferecidos pela organização (como alimentação subsidiada, transporte subsidiado, seguro de vida em grupo).
6) Qual é a diferença entre remuneração e salário?
A soma do salário direto e do indireto constituí a remuneração. Assim, a remuneração abrange todas as parcelas do salário direto, com todas as decorrências do salário indireto. Em outros termos, a remuneração constitui tudo quanto o funcionário aufere direta ou indiretamente como consequência do trabalho que ele desenvolve na organização. Assim, remuneração é gênero e salário é espécie. O salário é a retribuição em dinheiro ou equivalente paga pelo empregador ao empregado em função do cargo que este exerce e dos serviços que presta.
7) Qual a diferença entre salário nominal e real?
O salário nominal representa o volume de dinheiro fixado em um contrato individual pelo cargo ocupado. O salário real representa a quantidade de bens que o empregado pode adquirir com aquele volume de dinheiro e corresponde ao poder aquisitivo, ou seja, o poder de compra, a quantidade de mercadorias que pode der adquirida com o salário.
8) O que significa o salário para as pessoas?
O salário constitui a fonte de renda que define o padrão de vida de cada pessoa em função de seu poder aquisitivo. Em resumo:
• De vida e poder aquisitivo: o salário representa a base do padrão de vida da pessoa e de seu poder aquisitivo e do conforto que ele pode proporcionar pra si e para sua família.
• Status social: o salário percebido apresenta elevada influência no status da pessoa em sua comunidade. O status da pessoa é avaliado mais pelo ganho material do que pelo tipo de seu trabalho, o qual, às vezes, só pode ser conhecido por seu superior. Dentro da organização, o salário constitui uma fonte de status pois em comparação com os salários percebidos pelos Padrão demais funcionários serve como uma medida da importância relativa que o cargo e seu ocupante
...