TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caráter Plural E Complexo De Socialização Na Escola

Pesquisas Acadêmicas: Caráter Plural E Complexo De Socialização Na Escola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  8.059 Palavras (33 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 33

Caráter Plural e Complexo do Processo de socialização na escola

Nova Iguaçu

2014

IBEP

Gleise Cabral

Caráter Plural e Complexo do Processo de socialização na escola

Produção Apresentada ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu, do IBEP– Instituto Brasileiro de Educação Profissional UAB,como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.

.

Área de Concentração: Ciências da Educação

Orientador:

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO-PROCESSO DE SOCIALIZAÇÂO:.....................................Pág.04

CAPÍTULO I – CARÁTER PLURAL E COMPLEXO DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA........................................................................ Pág.04

CAPÍTULO II - OS MECANISMOS DE SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA.......................................................................................................Pág.05

CAPÍTULO III- OS MECANISMOS DE SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA ..Pág.09

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................Pág.08

BIBLIOGRAFIA ...................................................................................................Pág.09

INTRODUÇÂO

PROCESSO DE SOCIALIZAÇÂO:

Mecanismos e sistemas externos de transmissão para garantir a sobrevivência nas novas gerações de suas conquistas históricas.

Socialização Primária: socialização direta da geração jovem, mediante a participação cotidiana das crianças nas atividades da vida adulta.

Socialização Secundária: diferentes formas de especialização (tutor, preceptor, academia, escola religiosa, escola laica...).

“A escola por seus conteúdos, por suas formas e por seus sistemas de organização, introduz nos alunos/as, paulatina, mas progressivamente, as

idéias, os conhecimentos, as concepções, as disposições e os modos de conduta que a sociedade adulta requer.” (Gómez, p.14).

Relações antagônicas: Tendência conservadora da sociedade contrapõe-se a tendência transformadora da sociedade.

CAPÌTULO I

CARÁTER PLURAL E COMPLEXO DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA

Objetivos do processo de socialização: Ao longo do processo de desenvolvimento humano, o indivíduo participa de inúmeros grupos sociais. A socialização faz com que a pessoa adquira as normas definidoras dos critérios morais e éticos, conforme os padrões da sociedade em que está inserido. Nessa constante interação com o meio, o indivíduo vai internalizando crenças e valores, construindo padrões de comportamento próprios para interação em cada grupo. É na adolescência que tais valores vão se consolidando e vão determinando suas escolhas, entre elas, a escolha profissional. Uma das opções apresentada aos jovens é a vida religiosa. A partir do momento em que o jovem opta por estudar, ele passa a viver dentro de uma instituição, onde passa por um grande e intenso processo de socialização organizacional. O mesmo é caracterizado pela disseminação dos valores da organização aos jovens candidatos a educação. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar como é feito o processo de socialização dos valores organizacionais e quais suas funções. Nesse sentido, esse tipo de organização oferece vários elementos para o estudo sobre o impacto dos valores organizacionais no individuo bem como a decorrência deste processo no comprometimento de seus membros com a organização.

Consenso de várias correntes da sociologia da educação é de que a função principal que a sociedade delega e encarrega à escola é a incorporação futura ao mundo do trabalho

Intervenção na vida pública:

“A escola deve prepará-los para que se incorporem à vida adulta e pública, de modo que se possa manter a dinâmica e o equilíbrio nas instituições, bem como as normas de convivência que compõem o tecido social da comunidade humana.” (Gómez, p.15). Para isto a escola assume as vivas contradições que marcam as sociedades contemporâneas desenvolvidas.

“ Deve provocar o desenvolvimento de conhecimentos, idéias, atitudes e pautas de comportamento que permitam sua incorporação eficaz no mundo

civil, no âmbito da liberdade do consumo, da liberdade de escolha e participação política, da liberdade e responsabilidade na esfera da vida familiar.

Características bem diferentes daquelas que requer sua incorporação submissa e disciplinada, para a maioria, no mundo do trabalho assalariado.”

(Gómez, p.15).

Processo de socialização como reprodução na escola:

“A escola transmite e consolida uma ideologia cujos valores são o individualismo, a competitividade e a falta de solidariedade, a igualdade formal de

oportunidades e a desigualdade ’natural’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com