TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa Edmundo Cavanelas

Pesquisas Acadêmicas: Casa Edmundo Cavanelas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  602 Visualizações

Oscar Niemeyer há de ser lembrado para sempre como arquiteto de edificações monumentais – palácios, catedrais, museus, parques –, mas seu vasto legado atesta que não só o grandioso o interessava. As mesmas curvas e formas sinuosas que ele usou para levar o modernismo a um patamar inimaginável foram aplicadas em diversos projetos residenciais, com o mesmo espírito livre e revolucionário. Muitas vezes até antecipando características que apareceriam depois nos edifícios públicos.

A mais conhecida, claro, é a Casa das Canoas, projetada para ser sua própria morada no bairro carioca de São Conrado, e uma das grandes responsáveis pelo sucesso de Niemeyer fora do Brasil. Mas há uma extensa lista de residências no currículo do arquiteto, nomeadas de acordo com os respectivos proprietários: Juscelino Kubitschek; Cavalcanti; Francisco Pignatari; Darcy Ribeiro; Anne e Joseph Strick; e Orestes Quércia. Em todas elas, o arquiteto priorizou a perfeita implantação na topografia e sua integração com a paisagem. Várias possuem painéis e jardins de gente do calibre de Athos Bulcão e Burle Marx.

Niemeyer nunca deu às casas que projetou o mesmo valor das construções públicas, fruto, talvez, de sua declarada orientação política comunista, em que obras pensadas para o coletivo são sempre mais importantes do que aquelas feitas para indivíduos. Arquitetonicamente, no entanto, casas oferecem um terreno mais livre para experimentações. E foi experimentando que Niemeyer forjou seu estilo – do modernismo aprendido com Le Corbusier à mistura com as influências do período colonial brasileiro, que culminou na supremacia da curva feita de concreto.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com