Casas De Madeira
Pesquisas Acadêmicas: Casas De Madeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Saneo • 8/9/2014 • 9.251 Palavras (38 Páginas) • 352 Visualizações
RESUMO
O presente trabalho baseou-se na literatura especializada, publicações, teses e dissertações, compreendendo material de forma escrita relativa a relatório de revisão de literatura, sobre o tema listado Casas de Madeira, buscando informações dos métodos, processos e materiais inerentes as construções de madeira, sejam elas no Brasil, preferencialmente, ou soluções oriundas do meio externo.
A síntese lista num primeiro momento os aspectos da concepção arquitetônica e estrutural de construções que contemplam o material madeira, bem como dados referentes a origem da matéria-prima, seus processos de industrialização, tratamento e produto final para a utilização prevista.
Buscou-se em seguida listar e dissertar sobre os métodos construtivos e suas variáveis em três tipos básicos eleitos para a pesquisa, dada a grande variedade de tipos e modelos de disposições construtivas em madeira. Aspectos referentes a materiais, construções em alvenaria como partes auxiliares, fizeram parte do que se listou.
O desempenho da construção como obra e função à que se destina, também teve aspectos contemplados neste trabalho, buscando-se abordar tópicos relativos a sua segurança estrutural e contra incêndios, bem como conforto térmico e acústico, além de fatores relacionados a estanqueidade e durabilidade.
Por fim estudou-se a viabilidade econômica, aliada ao tempo comparativo aos sistemas de alvenaria usuais, bem como suas vantagens e desvantagens comparativas.
ABSTRACT
This study was based on literature, publications, theses and dissertations, including material written report on the review of literature on the topic listed Wooden Houses, seeking information on the methods, materials and processes inherent in wood constructions , whether in Brazil, preferably, or solutions coming from the external environment.
A summary list at first aspects of architectural and structural design of buildings that include the wood material, as well as data on the origin of raw material, its manufacturing processes, processing and final product for intended use.
We tried to list and then elaborate on the construction methods and their variables into three basic types chosen for the research, given the wide variety of types and models of special design in wood. Aspects related to materials, constructions in masonry as auxiliary parts were part of what is listed.
The performance of the construction and function to work as intended, also had points covered in this work, aiming to address topics related to their structural safety and fire as well as thermal and acoustic comfort as well as factors related to tightness and durability.
Finally we studied the economic feasibility, combined time comparative systems of ordinary masonry, as well as their comparative advantages and disadvantages.
1. INTRODUÇÃO
Busca-se com este compêndio, conforme orientação recebida na matéria de construção civil II, a familiarização com construções alternativas, neste caso em especial, processo construtivo onde utiliza-se a madeira como principal matéria-prima.
A industrialização da construção civil, como conseqüência da busca de otimização dos processos, cujos objetivos finais contemplam aspectos financeiros, redução de prazos e por que não, caminhos alternativos que levem a uma redução dos impactos ambientais, tem aberto um leque de soluções que convergem para os fins citados.
A madeira como material de construção, objeto deste trabalho, aparece como material que agrega as características listadas, com certa folga, no que se refere a a multiplicidade de vantagens que são inerentes ao produto e que serão oportunamente listadas nesta síntese.
Buscou-se coletar informações junto às empresas especializadas, de forma seleta e abundante ao mesmo tempo, objetivando uma interpretação crítica do processo e produto em questão, quando comparado aos processos convencionais e amplamente vistos em sala de aula.
O relatório procurou buscar as diversas técnicas construtivas que envolvem o material, haja visto, que a gama de utilização é extensa e passível de analise multifacetada. Estas técnicas envolvem aspectos das casas de madeira industrializadas que tem se mostrado como mercado bastante promissor, dado que oferece prazos atrativos e garantias bastante plausíveis.
Outros processos como Wood frame, muito difundido na América do Norte, especificamente nos Estados Unidos, e modestamente aplicado no Brasil, mostram particularidades interessantes e que justificam sua inserção como tópico particular. Técnicas construtivos artesanais, para casas de madeira, bastante utilizadas na região sul do Brasil, também se mostram como solução e tema válido para esta pesquisa.
Enfim, conforme citado, pretende-se explanar sobre o tema, de maneira que seja fonte de subsídios de cunho comparativo, onde pretende-se listar seus predicados e acusar suas falhas, como trabalho técnico e isento de afinidades.
2. CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA E ESTRUTURAL
2.1 CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA
A edificação em madeira apresenta-se como uma maneira de construir com ótimas perspectivas. Isso acontece porque este material preenche expectativas que os construtores de hoje têm em relação à estética, à liberdade de criação, à saúde na habitação, à preservação do meio ambiente e à economia. Além disso, possibilita uma gama de estilos de construção e de possibilidades de decoração.
A grande vantagem do estilo de construção em madeira se deve ao fato de se tratar de um material de construção e matéria-prima que volta a crescer naturalmente, construindo em conjunto com outros materiais um sistema tecnológico aperfeiçoado, que se deixa adaptar perfeitamente às exigências individuais.
A alta flexibilidade da madeira dá liberdade na concepção e modelação arquitetônica. Porém, para realizar um bom projeto arquitetônico deve-se levar em conta aspectos que se fazem importantes.
ASPECTOS GERAIS
Ao iniciar o projeto arquitetônico as fases preliminares seguem o mesmo roteiro de obras realizadas com o sistema construtivo convencional. Antes de iniciar com a distribuição dos espaços, a primeira tarefa a ser realizada é a elaboração de um programa de necessidades. O arquiteto munido de um questionário deverá
...