Casas da Detenção
Tese: Casas da Detenção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: franmariamaria • 1/9/2014 • Tese • 433 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
direito carandiru
arandiru é um filme brasileiro de 2003, do gênero drama, dirigido pelo argentino naturalizado brasileiro Hector Babenco.
O filme é uma superprodução baseado no livro Estação Carandiru, do médico Drauzio Varella, onde ele narra suas experiências com a dura realidade dos presídios brasileiros em um trabalho de prevenção à AIDS realizado na Casa de Detenção.
Índice
1 Sinopse
2 Elenco
3 Prêmios e Indicações
4 Ver também
5 Referências
6 Ligações externas
Sinopse
O filme aborda o cotidiano da extinta "Casa de Detenção", mais conhecida por Carandiru (por se localizar no bairro de mesmo nome na cidade de São Paulo), antes e durante o massacre ocorrido em 2 de outubro de 1992, em que mais de 111 presos foram mortos.
ElencoA vida numa das maiores penitenciárias do Brasil a Casa de Detenção de São Paulo, mais conhecida por Carandiru. Um mundo feitode regras próprias e condições degradantes tal como foi apreendido por Drauzio Varella, um médico que visitou regularmente aquele estabelecimento pois estava realizando um programa de prevenção daSIDA. A situação atinge um clímax dramático quando a repressão de um motim leva à morte de 111 detidos.Carandiru é um filme brasileiro de 2003 que faz parte do gênero drama e foi produzido por HectorBabenco .Babenco realizou uma superprodução baseada no livro Estação Carandiru do medico Dráuzio Varella,onde ele narra suas experiências com a dura realidade dos presídios brasileiros em um trabalho deprevenção a AIDS.
No filme podemos perceber a forte presença dos eventos do mundo histórico que habitamos e também a influencia da estética do documentário de representação social.O filme ofereceargumentos sólidos para a representação da realidade brasileira atual e o narrador ele vivencia a maioria dos acontecimentos e compartilha com o espectador suas experiência.
Carandiru foi nomeado paraa Palma de Ouro no Festival de Cannes e recebeu o prêmio de melhor filme no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema.Enquanto trabalhou no período de doze anos como medico voluntario no Carandiru,Varellapretendeu educar e conscientizar os presos sobre os perigos e a conseqüência que a AIDS iria acarretar na vida deles.Na sua estadia ele aos poucos foi criando um certo relacionamento com os presos o queo levou a escrita do seu livros baseado também nas historias que eles contam e com isso a confiança que eles tinham nele foi aumentando cada vez mais.
O filme consegue revelar ao publico tantoestrangeiro como brasileiro um universo desconhecido que existe no centro de detenção de São Paulo,pois ate então muito pouco se sabia a respeito da vida e do cotidiano dessas pessoas.O diretor do filme... [continua]
...