TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Castanhas - Trabalho voltado à Área Floresta

Por:   •  29/6/2016  •  Seminário  •  2.820 Palavras (12 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

  CENTRO ESTADUAL FLORESTAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PRESIDENTE COSTA E SILVA

CURSO TÉCNICO EM FLORESTAS

             

CARLOS BUENO

LUCAS MARTINS

MAYCON MARTINS

NICHOLLY GALDINO

SAULO STADLER

CASTANHAS

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação bimestral referente ao 2º bimestre/ 3º semestre do Curso Técnico em Florestas Subsequente do Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva, na disciplina de Tecnologia de Produtos Florestais.

Professora: Karin

IRATI/PR

2015

Castanhas

  1. Qual o Valor Energético de 100g de Castanha-do-Pará?

R= 665,98

  1. Quais os tipos de castanhas existentes no Brasil?

R= Amêndoa, Amendoim, Avelã, Amêndoa de Baru, Castanha, Castanha de Cajú, Castanha do Pará, Macadâmia, Noz, Pecã, Pistache.

  1. Quais os maiores produtores de castanha no Brasil?

São os Estados: Amazônia, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso; sendo os Três primeiros responsáveis por 80% dos volumes produzido. Dentre todos, destaca-se o Acre como maior produtor.

  1. Possui alto valor proteico e calórico além de ser rica em selênio, sendo assim, quais seus benefícios?

A Castanha possui uma substância que reduz o risco de cânceres como o de pulmão e de próstata e combate os radicais livres, agindo contra o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico, atua no equilíbrio da tireoide.

  1. O que causa o excesso de Selênio (substância existente na castanha)?

O selênio em excesso no organismo leva a intoxicação e pode aumentar a queda de cabelo, causar unhas quebradiças, fadiga, dermatite e alterações do esmalte dos dentes e aumento de peso.

  1. Quais as principais formas de consumo humano comestível da castanha?

Pode ser consumida in natura, torrada, na forma de farinhas, doces e sorvetes.

  1. Qual a utilidade do Óleo produzido a partir da castanha?

Auxilia na hidratação de pele e cabelos, minimizando ressecamentos e desidratação.

  1. Quais os problemas causados com o descarte indevido do Óleo de Castanha?

Provoca sérios impactos ambientais, principalmente na contaminação da água.

  1. Qual a vantagem das Nozes na saúde?

Possuem grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias. “A arginina, presente em boas quantidades nestas sementes, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças coronarianas”.

  1. Quais os principais nutrientes das nozes?

As nozes são ótima fonte de proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B6 e folato.

INTRODUÇÃO

A castanha do brasil (Bertholletia excelsa, H.B.K.), é também conhecida como castanha verdadeira, castanheiro, castanha-do-pará, castanha-do-maranhão e castanha-do-brasil. É uma planta nativa da Amazônia e uma das mais importantes espécies de exploração extrativista. Árvore de grande porte podendo medir até 60 m de altura, com diâmetro de 100 a 180 cm.

Segundo Pennacchio (2006), a castanha é uma espécie encontrada em solos pobres, desestruturados, drenados e argilosos ou argilo-arenosos. Aliado a este fato, esta essência não é encontrada em áreas com drenagem deficiente, nem em solos excessivamente compactados, adaptando-se bem em terras firmes e altas. Vegeta naturalmente em clima quente e úmido, em áreas com precipitação média entre 1500 a 2800 mm/ano, áreas com grandes períodos sem água.

Homma (2004) cita que a exploração de castanha do Brasil, tornou-se a principal atividade econômica na região amazônica, desde o declínio da exploração de borracha. Esta atividade vem sustentando milhares de extrativistas e toda uma oligarquia decorrente dessa riqueza. As castanheiras nativas iniciam a produção aos oito anos e atingem aos doze a máxima produção. Em castanheiras enxertadas (gemas), a produção inicia-se com apenas 3,5 anos e a safra ocorre de janeiro a fevereiro e de abril a maio (SOUZA, 1984). Serrano (2005) descreve o fruto como pixídio imperfeito, vulgarmente denominado de ouriço, esférico ou levemente depresso. O mesocarpo é extremamente duro constituído de células pétreas; parte superior com uma região diferenciada, correspondendo à zona calicar. O opérculo é imergido quando o fruto está bastante velho. As amêndoas da castanha são ricas em bário, bromo, cobalto, césio, magnésio, níquel, rubídio e, principalmente em selênio, sendo os três primeiros com níveis maiores do que em outras nozes. Os seus principais ácidos graxos são o palmítico, o oléico e o linoléicoAinda nesse contexto, Costa (1991), constatou que a castanha do brasil é rica em vitaminas A, B e C, e altamente energética pois fornece 751,6 cal/100g. A taxa de vitamina B1 (tiamina) é elevada na amêndoa e ainda, contém excelsina, um aminoácido indispensável ao crescimento e ao equilíbrio orgânico do indivíduo (SOUZA, 1963). Souza (2003) constatou em estudos que, apesar da castanheira fornecer diversos produtos e subprodutos, as amêndoas apresentam maior valor econômico por ser utilizada de muitas maneiras, ao natural, produção de óleos, leite, farinha de castanha, além de apresentar alto valor nutritivo, pela alta qualidade de seus aminoácidos. A castanha passou, então, a desempenhar um papel fundamental na economia do Estado, assumindo hoje o primeiro lugar na ordem dos produtos não-madeireiros explorados no Acre, sendo responsável pela manutenção de milhares de famílias que vivem do modelo extrativista. O presente estudo teve como objetivo fazer um levantamento da produção e comercialização da castanha-do-brasil no Estado do Acre.

ASPECTOS PRODUTIVOS DA CASTANHA DO BRASIL

Segundo Tonini (2007), as florestas com castanheiras cobrem uma superfície de aproximadamente 325 milhões de hectares na Amazônia, com a maior parte distribuída entre o Brasil (300 milhões), a Bolívia (10 milhões) e o Peru (2,5 milhões). A Bolívia domina o mercado da castanha, não só em quantidade exportada, mas também em tecnologia, níveis sanitários e, principalmente, valor agregado. Controla 71% do mercado de castanha processada. Já o Brasil é responsável por apenas 18% desse nicho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (231.3 Kb)   docx (98.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com