Celulas Gigantes
Ensaios: Celulas Gigantes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brurodlopes • 28/10/2014 • 222 Palavras (1 Páginas) • 341 Visualizações
RESUMO
É apresentado um caso de lesão de células gigantes central em paciente leucoderma do sexo feminino, com oito anos de idade, com lesão volumosa envolvendo dentes inferiores anteriores. Exames radiográficos incluindo tomografia em cortes axiais e coronais foram realizados, evidenciando área radiolúcida com aspecto multilocular sugerindo diagnóstico diferencial de ameloblastoma, cisto ósseo aneurismático, displasia fibrosa e lesão de células gigantes. Foi realizada biópsia, identificando-se, à microscopia de luz, presença de células gigantes multinucleadas e grupos de fibras colágenas com áreas de extravasamento de eritrócitos e depósitos de hemossiderina. Para o diagnóstico definitivo, foram realizados exames bioquímicos do sangue para dosagem de fosfatase alcalina, níveis de cálcio e fósforo e dosagem de paratormônio, verificando-se, em todos eles, valores normais. O tratamento adotado foi curetagem cirúrgica da lesão com extração dos dentes envolvidos no processo, cujo controle pós-operatório de três anos não apresentou sinais de recidiva.
Descritores: Tumores de Células Gigantes. Granuloma de Células Gigantes. Mandíbula. Descrita pela primeira vez por Jaffe1, a lesão de células gigantes é de etiologia ainda desconhecida, provavelmente decorrente de algum trauma, embora este nem sempre possa ser facilmente evidenciado2-4. Pode ocorrer na intimidade do tecido ósseo ou na periferia, respectivamente se assemelhando a lesões císticas e processos proliferativos não neoplásicos. O presente relato se refere a um caso clínico de localização central e, de acordo com a Organização Mundial.
...