Celulose E Papel
Dissertações: Celulose E Papel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunareftj • 5/8/2013 • 358 Palavras (2 Páginas) • 734 Visualizações
1- Introdução
Este relatório tem como objetivo descrever o processo de branqueamento Kraft, na indústria de papel e celulose, focando os importantes métodos de controle da poluição do ar utilizados no processo. O trabalho foi realizado com apoio da Companhia Suzano de Papel e Celulose.
2- Histórico
Desde tempos remotos, o homem manifesta seu desejo de representar através de figuras ou desenhos a sua evolução. Para isto, utilizou-se inicialmente de paredes de cavernas, superfície lisa de rochas, folhas de plantas, enfim, o que a natureza tivesse a lhe oferecer. Com o tempo, desenvolvendo o raciocínio, o homem passou a preparar o seu próprio suporte para representações gráficas, inicialmente com o barro cozido, logo passando para tecidos, depois papiros, pergaminhos e em 105 d.C. é atribuído ao chinês Ts'ai Lum o advento do papel. Ts'ai Lum cozia fortemente as fibras vegetais, logo depois as batia e esmagava, depurava a pasta obtida e formava as folhas sobre uma peneira de juncos delgados unidos entre si por crina ou seda em uma armação de madeira. Ts'ai Lum secava as folhas comprimindo-as sobre uma placa de material poroso, e depois as deixava secando ao ar. Depois foi verificada a eficiência do uso do trapo como fonte de celulose para fabricação de papel. O trapo de algodão, por ser de difícil processamento, deixou de ser utilizado como matéria prima, porém foi durante muitos anos um importante material, já que o algodão é composto basicamente de celulose. O que o homem precisava era uma fonte de celulose o mais branca possível, e o algodão parecia ser essa fonte. Hoje em dia, o processo de fabricação do papel ainda é basicamente o mesmo da época de Ts'ai Lum, porém o conhecimento do homem chegou a um certo estágio em que é possível fabricar papel em alta escala, e com qualidade infinitamente superior à daquele tempo, através do processamento da celulose, de seu branqueamento, da formação da folha em superfície porosa e da secagem através de rolos aquecidos com vapor. O processo que será descrito aqui pode ser muito bem comparado ao de Ts'ai Lum, porém em escala industrial e com recursos da tecnologia desenvolvida ao longo dos anos.
...