Papel E Celulose
Dissertações: Papel E Celulose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilmar745547 • 23/2/2014 • 7.871 Palavras (32 Páginas) • 588 Visualizações
SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
DO CURSO TECNICO EM PAPEL E CELULOSE
JACKSON LUIZ CAVALCANTI DOS SANTOS ,
GILBERTO GUIMARÃES JUNIOR
CLEITON GABRIEL SCHULTZ ,
EDUARDO LINZMEIER,
ALUNOS
REFINAÇÃO DO PAPEL
CANOINHAS
2013
JACKSON LUIZ CAVALCANTI DOS SANTOS ,
GILBERTO GUIMARÃES JUNIOR
CLEITON GABRIEL SCHULTZ ,
EDUARDO LINZMEIER,
REFINAÇÃO DO PAPEL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao SENAI– Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Canoinhas, como requisito parcial à obtenção do título. Técnico em Papel e Celulose
Orientador: Prof. Sandro Graciano.
CANOINHAS
2013
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pela saúde, fé e perseverança que tem me dado. Dedico também para minha esposa e filho que me compreenderam e me apoiaram durante todos os anos em que tive que me ausentar da família para me dedicar aos estudos. A meus amigos pelo incentivo a busca de novos conhecimentos, a todos os professores e professoras que muito contribuíram. Para realização do curso de Tecnico em Papel e Celulose.
AGRADECIMENTOS
Agradeço em primeiro lugar a Deus que iluminou o meu caminho durante esta caminhada.
Aos meus familiares e em especial minha esposa e filho pela compreensão nos momentos em que a distância se fez necessária e ainda assim não se desanimaram quando as adversidades surgiram durante esta fase.
E não deixando de agradecer de forma grata e grandiosa meus pais, a quem eu rogo todas as noites a minha existência.
Aos amigos de curso, pela imensa satisfação de tê-los ao meu lado nos momentos de dúvida ou em que estive muito perto de desistir, valeu por toda a ajuda dada. Agradeço também a Empresa Cia Canoinhas de Papel, pelo incentivo e oportunidade para estudar.
RESUMO
A refinação do papel é uma das mais importantes operações, especialmente quando se pretende produzir papéis de alta qualidade, e pode ser definida como sendo o tratamento mecânico de fibras, e em presença de um meio aquoso, que visa uma modificação da morfologia das fibras e sua estrutura físico-química, de forma que elas possam se unir e formar uma folha de papel homogênea e resistente.Nos dias de hoje quando falamos de refinação da polpa celulósica, estamos englobando uma serie de fatores, que envolvem desde consumo de energia até o valor comercial do produto acabado. Por tratar-se de uma parte do processo que afeta diretamente as propriedades físicas do papel, é na refinação que a empresa assegura praticamente as características que o consumidor final exige. A importância de assegurar um grau de refino adequado para fibras virgens e outro para fibras recicladas determina a qualidade final. Vale ressaltar também, que a grande maioria das aparas recicladas não devem em hipótese alguma passar por um processo de refinação forçado, por serem por serem fibras que já passaram por um ou mais processos de refinos, o que torna a fibra mais vuneravel a uma ação mecânica, aumentando percentual de perdas em finos. No presente trabalho, busca-se evidenciar possíveis alterações nas principais propriedades do papel durante o processo de refinação, com foco voltado monitoramento das variáveis deste processo como consistência da massa e pH, no intuito de alcançar a qualidade desejada nas propriedades físicas da folha de papel como, resistências longitudinal e transversal, buscando correlacionar a literatura disponível com as realidades de campo.
Palavras-chave: Refinação, Papel, Alta qualidade
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 01: Modelo de um refinador cônico. 16
FIGURA 02: Refinador de disco convencional 17
FIGURA 03: Fibra de celulose com corte em camadas e efeitos da refinação na fibra de celulose 20
FIGURA 04: Fibrilação. 29
LISTA DE TABELAS
TABELA 01 Fatores de Influência e Afetados na Refinação 21
TABELA 02 Grau Shopper Papel: Higiênico Folha Dupla 100%celulose virgem 27
TABELA 03 Grau Shopper Papel: Higiênico Folha Dupla sem celulose virgem 27
TABELA 04 Grau Shopper Versus Tração 28
...