Cenarios Econimicos
Artigo: Cenarios Econimicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ananoronha • 11/6/2013 • 3.741 Palavras (15 Páginas) • 291 Visualizações
CENÁRIO EMPRESARIAL
Trabalho Individual de conclusão do semestre, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do titulo de Bacharel em Ciências Contábeis.
Redenção - Pá
2012
Dedico este trabalho a todos os professores e
em especial à prof. Vânia Machado
e tutora de sala Fernanda Cardoso.
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa,
nunca tem medo e nunca se arrepende”
(Leonardo Da Vinci)
Sumário
1-Introdução ______________________________________________6
2-Desenvolvimento_________________________________________7
2.1- A matemática a serviço das empresas ___________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬___ ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬7
2.2-Fatores ambientais das organizações _______________________8
2.3-Aspectos jurídicos dos empresários_________________________9
2.4-Os requisitos para a formalização de uma sociedade empresarial_13
2.5-A responsabilidade do Contador __________________________16
2.6- A participação da Contabilidade nas empresas _______________18
3-Conclusão _____________________________________________21
4-Bibliografia_____________________________________________22
1- Introdução
A contabilidade como inúmeras ciências está ligada a uma ou mais ciências base, como por exemplo, a medicina, biologia, química, física, engenharia e a matemática. E na contabilidade não poderia ser diferente, pois a mesma esta ligada diretamente aos cálculos matemáticos, esta somada ao grande avanço da tecnologia e a necessidade de um volume maior de informações que faz com que as empresas alterarem o ambiente das mesmas.
Com a compra de Sistema Integrado de Gestão –(ERP) com a capacidade de processar as informações e assim possibilitar a análise da empresa de forma sistêmica e sim um todo único e completo de interação.
Além da mudança da contabilidade e consequentemente ocorreu à mudança de postura do profissional, deixando de ser apenas aquela pessoa responsável pela escrituração dos fatos que alterem o patrimônio das empresas para um parceiro efetivo nas tomadas de decisões, pode ser facilitada com a implantação do (software) Sistemas Integrados (ERPs), pois o tempo a ser despido pelo profissional de contabilidade será o da análise, deixando para o sistema a parte operacional dos registros e aumentando as responsabilidades legais dos profissionais e dos empresários, segundo o código civil brasileiro, destacando o cidadão que pode segundo o mesmo ser empresário no nosso país e suas penalidades para os possíveis crimes cometidos.
2.Desenvolvimento
O cenário contábil das organizações.
2.1.-A matemática a serviço das empresas.
A contabilidade transformou - se como ciência como a introdução do “Método das partidas dobradas” o qual consiste em todo débito tem um crédito de igual, isto é, toda origem tem uma aplicação, quando o Frei Lucca Paciolli criou este tinha por objetivo demonstrar aos usuários que em todo fato contábil ocorrerá duas situações, ou seja, duas contas serão utilizadas, evidenciando a matemática no controle das contas das organizações, objetivando o lucro e o controle do patrimônio das empresas.
Através dos registros e lançamentos, com a utilização de: Razonetes, balancetes, fluxo de caixa, balanços patrimoniais e demonstração do resultado do exercício, dentre outros instrumentos, além disso, existe a organização das contas e a natureza de seus saldos de uma delas, ou seja, as contas do ativo tem saldo de natureza devedor aumentam pelo débito e diminuem pelo crédito, já as contas do passivo segue o inverso. Outro exemplo são as contas de resultados; as receitas têm saldo de natureza credor aumentam pelo crédito é são reduzidas pelas contas de deduções, custos e despesas que têm saldo de natureza devedora, medindo os direitos, os bens, as obrigações e principalmente a lucratividade das empresas.
Além disso, sendo presente na determinação de impostos, no balanço comercial de empresas, fechamentos de balancetes, prestação de contas, imposto de renda pessoa física e jurídica.
2.2-Fatores ambientais das organizações.
No Brasil os empresários iniciam suas atividades empresárias, sem na maioria das vezes observarem inúmeros fatores ambientais das organizações. Dentre eles o planejamento estratégico, como mecanismo de defesa contra os impactos negativos do cenário de atuação. Muitos podem se perguntar o porquê de uma estratégia? Como surgiram e para que serve?
“A estratégia consiste na forma de agir do empresário, é um plano que integra as metas maiores da organização e a
...