Chiavenato
Resenha: Chiavenato. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yas123 • 14/6/2013 • Resenha • 518 Palavras (3 Páginas) • 876 Visualizações
Chiavenato (2008), “a saúde e segurança das pessoas são um dos principais apoios para se manter a força de trabalho que a organização deseja”, ou seja, as organizações devem oferecer a seus colaboradores condições saudáveis para que estes possam desenvolver suas atividades, assegurando-os assim o pleno exercício de suas funções, levando em consideração o seu bem-estar físico e mental.
Lembramos também de Abrahan H. Maslow que segundo Chiavenato (2008), contribui com sua hierarquia das necessidades humanas, onde estas estão arranjadas em uma pirâmide de importância no comportamento humano, sendo a base composta pelas necessidades primárias (necessidades fisiológicas e de segurança); enquanto no topo estão as necessidades secundárias (necessidades sociais, de estima e auto-realização)
Segundo Chiavenato (1999), o conceito de qualidade de vida no trabalho está ligado diretamente ao respeito pelas pessoas.
Para Claus Möller (1994, apud TAUBLIB, 1998): “a qualidade pessoal pode se definida como a satisfação das exigências e expectativas técnicas e humanas da própria pessoa e da outra”.
De acordo com Zocchio (1996, p. 78) “uma política definida de segurança no trabalho é uma forma de dar estabilidade às suas atividades profissionais”.
Costa e Costa (2004, p.06) definem acidente de trabalho da seguinte forma:
Acidente, palavra de origem latina – accidens (acaso) -, é qualquer fato que
interrompe o andamento normal de uma ação ou acontecimento, causado por fatores
que podem ser de origem humana, social, ambiental, instrumental etc., e que
provoca danos pessoal, material, ou ambos. Quando não provoca danos recebe o
nome de Incidente.
De acordo com Marras (2000, p.208), a antecipação a acidentes no trabalho é um lanejamento de longo prazo que objetiva, antes de tudo, a conscientização do empregado em resguardar ua própria vida e dos companheiros por meio de ações mais seguras e de um pensamento constante sobre a descoberta a priori de condições inseguras que possam originar eventuais acidentes no trabalho
O programa de medicina ocupacional executa programas de preservação da saúde dos trabalhadores, aborda exames médicos exigidos pela lei, palestras de medicina preventiva, preparação do mapa de riscos ambientais, relatório anual e arquivos de exames médicos com análises clínica e exames complementares, buscando a qualidade de vida dos funcionários e aumento de produção da empresa (CHIAVENATO, 2004, p.432).
De acordo com Chiavenato (2004, p. 433) o estresse contempla um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa decorrente de estímulos ou estressores que existem no ambiente.
Com o desenvolver deste trabalho, torna-se necessário destacar a sua importância prática como subsídio para a melhoria das condições de trabalho no órgão objeto do estudo. Desta forma, o objetivo geral de um estudo como esse tornar-se-á plenamente atingido a medida em que novos debates e discussões sobre tema forem estimulados, e algumas de suas descobertas forem aplicadas na realidade.
A Qualidade de Vida no Trabalho
...