Cidadãos do Reino de Deus
Por: livinojunior • 4/6/2018 • Artigo • 1.724 Palavras (7 Páginas) • 467 Visualizações
Cidadãos do reino de Deus
Nestes últimos dias tivemos um evento que dificilmente será esquecido, o qual fez muitos dividirem opinião sobre o assunto, de um lado o Governo aumentando o preço dos combustíveis e do outro, os caminhoneiros cansados de pagar preços tão altos, fazendo uma paralização que afetou todo o País.
Mas qual deve ser nossa posição em tudo isso meus irmãos?
Confesso a vocês que esses preços altos fez com que eu também quisesse essa paralização, “o meu eu” estava com vontade de ir à guerra se fosse preciso, ainda mais com tanta informação através da mídia, vemos jornalistas falando somente o que convém, mas também vemos na internet, os aproveitadores lançando sua tese de que o único jeito era uma intervenção militar, boatos, mentiras, violência.
Mas e nós, onde ficamos em tudo isso?
Talvez você ainda tenha dúvidas do que é certo ou errado, talvez sua raiva e descontentamento fez com que você também torcesse por uma guerra devido as circunstancias.
Mas, em certo momento eu vi o quanto eu estava errado em meus pensamentos, quando vi um vídeo de um empresário falando sobre o assunto, na verdade eu vi o próprio satanás incitando a guerra e querendo ver destruição uns dos outros.
PASSAR O TRECHO DO VÍDEO
Meus irmãos, a mensagem que veremos hoje não é a que eu havia planejado, mas Deus a colocou no meu coração, pois há a necessidade de lembrarmos que não somos pertencentes a este mundo, nós que um dia fomos lavados pelo precioso sangue do cordeiro, somos cidadãos do céu, e aqui somos embaixadores de Cristo. Não pode haver dúvidas em nosso coração, e se estivermos chegando ao ponto de não aguentar mais tanta roubalheira de nossos políticos, devemos dobrar nossos joelhos e clamarmos a Deus, mas este clamor deve ser sobre nós mesmos, para que nosso coração seja o mais parecido com o de Cristo, para que não nos afastemos daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz I Pedro 2: 9-10.
Como Nosso Pai, Deus nos adverte para que tenhamos sempre confiança nele e não nos afastemos do caminho da Salvação. Ele nos avisa, nos corrige, sempre que fazemos algo que não lhe agrada, para que nos arrependamos e nos voltemos a ele. Qual Pai que ama e não adverte seus filhos? Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem. (Provérbios 3:12)
Vendo Mateus 17:24-27, podemos ter lições preciosas para nossa vida, conhecendo mais nosso Senhor e Salvador, podemos ser mais parecidos com Ele, tendo atitudes de verdadeiros cidadãos do reino de Deus.
- Vendo um pouco antes nos versos 22 e 23, Jesus fala sobre sua morte, e interessante, os discípulos se entristeceram, Judas provavelmente estava entre eles, ele estava interessado em um rei que viria para liberta-los do poder dos Romanos, e Jesus aqui diz que iria morrer, tudo parecia em vão, seguir o mestre por três anos e agora ele diz que irão mata-lo, mas como assim?
Talvez você também não esteja enxergando o propósito de Deus com tudo o que está acontecendo, talvez o seu desanimo espiritual seja por conta de não ver mais Deus agir em sua vida. O que causa desanimo em você meu irmão? Problemas financeiros, saúde, desentendimento com os outros, ou talvez um pecado de estimação. Deus tem um propósito pra sua vida, deixe Ele agir e Ele agirá, volte-se para Jesus, não permita que o seu ego, ou o mundo e até mesmo satanás dite as regras de sua vida.
- No verso 24 vemos um imposto da época sendo cobrado, e interessante, este imposto era religioso, não era Romano, era Judeu, as duas dracmas eram o imposto do templo cobrado pelos fariseus, e provavelmente de onde saiu as 30 moedas para pagar Judas que traiu ao Senhor. E eles não cobraram direto de Jesus, foram até Pedro.
Muitas vezes também podemos ver as pessoas nos perguntando: Se Deus faz isso ou aquilo, porque Deus deixa tanta coisa ruim acontecer? Perguntas difíceis de responder, mas apenas precisamos nos lembrar que Deus está conosco o tempo todo e sabe todas as coisas.
- No verso 25-26 Pedro dá a resposta que provavelmente nem ele sabia se era a certa, “sim ele paga” disse Pedro, e ao entrar, ele não precisou falar nada, Jesus já sabia o que havia acontecido e faz uma pergunta em forma de parábola:
“o que você acha, Simão? O que os reis costumam fazer: cobram impostos de seu povo ou dos povos conquistados?” “Cobram dos povos conquistados” respondeu Pedro. “Pois bem”, disse Jesus. “Os cidadãos estão isentos.”
Jesus aqui fala sobre a cidadania do reino de Deus, e inclui Pedro nesta cidadania, e como Pedro você também é um cidadão do reino de Deus.
Vemos também nosso Senhor mostrando que Ele sabe de tudo, e que nada fica oculto aos olhos de Deus, Deus sabe o que estamos passando, conhece o coração de nossos governantes, e sabe qual intuito de cada um que participou de forma direta ou indireta dessa paralização que ocorreu nos últimos dias. Então será que preciso mesmo ficar preocupado com tudo o que está acontecendo? Irmãos nós não podemos nos enganar, a situação pode piorar mais ainda do que já está. Então o que devemos fazer?
Nós podemos levar a Jesus todas nossas angustias, dúvidas e anseios, isso em oração, dobrando nossos joelhos, entrando em nossos quartos e entregando tudo a Ele em oração, ou participando de encontros na igreja para orarmos como fizemos na sexta feira, mas ficar reclamando do governo parece ser mais fácil, ficar assistindo mentiras é mais fácil, ou vendo se chegou uma nova mensagem no wattsap, parece ser mais fácil.
- No verso 27 nosso Senhor mostra o que é ser um bom cidadão: “para que não os escandalizemos” ou “não se ofendam”, assim vemos que o Senhor estava pronto a se humilhar e se submeter aos governos deste mundo, neste caso, o religioso, e Ele faz isso com um milagre, Jesus também mostra que Ele supre cada uma de nossas dificuldades como prometeu no cap. 6:25-34 de Mateus, Pedro não esperava por isso, tirar moedas de dentro de um peixe, mas o Senhor Jesus sempre nos surpreende, Ele mostra um caminho por onde parece não haver mais nenhum.
Mas não temos somente este texto para nos ajudar a entender a vontade de Deus a respeito de tudo o que está acontecendo, muitos outros textos podem nos ajudar a enxergarmos a vontade de Deus, assim podemos ver que:
...